Paris | Onde ficar?
- Lorena Mendes
- 24 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Não existe um bairro (arrondissement) ideal para se hospedar em Paris, existe aquele que mais se adequa às suas necessidades e preferências! Alguns priorizam estar perto da maior parte dos pontos turísticos, outros preferem bairros mais calmos para descansar e há aqueles que desejam ficar em áreas mais movimentadas... Mas, além da localização, existem outros fatores que influenciam na hora de escolher o lugar ideal, como o preço, o tipo de hospedagem e a proximidade do metrô, que interliga toda a cidade e acaba sendo o meio de transporte mais utilizado em Paris (depois dos próprios pés! rs). Seja qual for o seu perfil, Paris tem o local certo pra você.
Inicialmente, é preciso ter em mente que Paris é dividida em 20 arrondissements, sendo o 1ère arrondissement o mais central e, portanto, o que dá acesso fácil e rápido à maior parte dos pontos turísticos. Mas como a divisão dos arrondissements é em caracol, as hospedagem localizadas nos arrondissements de 2 a 6 são tão práticas quanto as do 1ère arrondissement e, se hospedando em qualquer um deles, será possível fazer grande parte dos deslocamentos a pé.
Na área intermediária, o turismo e o cotidiano do parisiense se misturam e, pela distância do centro, a maioria das pessoas acaba optando pelo metrô como o meio de transporte oficial. Nessa região, os hotéis costumam ter tarifas mais em conta e é possível encontrar tanto hotéis de rede, como hotéis tipicamente parisienses.
Já as regiões mais afastadas são as menos recomendadas para os turistas. Por estarem próximas do Périphérique - espécie de minhocão construído onde antes existiram as muralhas parisiense - eles já não possuem o charme que os arrondissements mais centrais oferecem. Além disso, mesmo de metrô, o traslado até o hotel acaba sendo mais demorado - pela distância e pelo número reduzido de linhas, o que acaba tomando muito tempo dos passeios.
De qualquer forma, todos os arrondissements são bem servidos por metrô e ônibus que permitem o deslocamento para qualquer ponto da cidade. Além disso, todas as regiões de Paris dispõem de hotéis, albergues e apartamentos para alugar que atendem a todos os gostos e bolsos, basta definir os objetivos e pesquisar até encontrar aquele que mais se aproxime deles.
Segue abaixo o mapa de Paris dividido por arrondissements com os principais pontos turísticos de cada um. A parte de cima do Rio Sena é conhecida como rive droite e a parte de baixo como rive gauche.

Commentaires