Como se locomover em Veneza
- Lorena Mendes
- 13 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Se você está programando uma viagem para Veneza, antes de qualquer coisa, dá uma olhada nesse roteiro de dois dias que fiz por lá e que deu super certo! Você vai perceber que não vale a pena (ou que não é possível) conhecer a cidade de carro, por isso é tão importante saber como é o transporte por lá e qual o melhor jeito de se locomover pela cidade!!!
Em primeiro lugar, não custa lembrar que Veneza é uma ilha, né? Ela é cortada pelo Canal Grande, que é tipo uma avenida aquática em forma de S cortado pelos demais canais menores (que são mais de 150!). E justamente por isso que o carro não uma opção por lá.
Eu achei a combinação vaporetto + caminhada uma ótima opção! Além do passeio de barco, também permite ao turista se perder (literalmente) pelas charmosas ruelas da cidade!
Chegando de carro
Você já viu que o carro não é a melhor opção para Veneza. Você precisará deixar o automóvel estacionado em Veneza-Mestre e seguir de trem + barco até o hotel, ou deixá-lo em algum estacionamento de Veneza e continuar a pé ou de barco até a hospedagem.
Chegando de avião
Se você já estiver na itália, considere não ir de avião para Veneza. Chegar pelo aeroporto Marco Polo é uma boa opção quando Veneza é o primeiro destino no país. Se você já estiver pela Itália, vale mais a pena ir de trem até Veneza! Mas se você vai chegar de avião, terá que alugar um carro, pegar um ônibus, trem ou barco até o hotel.
Lembrando sempre que avião + carro é a combinação menos indicada, pois não é possível se locomover de carro por Veneza. Se você está pensando em conforto e comodidade, faça as contas e compare o valor do aluguel + estacionamento com o valor do transporte de táxi ou barco.
Se você optar pelo avião + ônibus, a ATVO e a ACTV possuem linhas que vão até a Piazzale Roma. Você deve apenas verificar os horários de saída no site da empresa (não esqueça de ver também para o horário da volta!).
Chegando de cruzeiro
É também na Piazzale Roma que está o ponto final do monotrilho que leva ao Terminal de Cruzeiros e aos diversos estacionamentos de Tronchetto, junto ao terminal de cruzeiros.
Chegando de trem
É a melhor opção para se chegar a Veneza. A Estação Santa Lucia recebe trens de várias cidades italianas e da Europa em geral. Como a estação está localizada já na ilha, de lá, você pode caminhar até o seu hotel, pegar um taxi-boat ou os famosos vaporetti.
Caminhada
A caminhada até o hotel é viável se ele for próximo da estação. E quando eu digo "próximo" é próximo mesmo! Lembre-se de que Veneza é cortada por canais e as pontes, além de distantes uma das outras, por vezes possuem escadas… Então, se locomover com malas da estação de trem até o hotel, por mais que o Google Maps calcule um percurso de dez minutinhos, pode se tornar um passeio bem desagradável… rs
Taxi-boat
Se você preza por conforto e comodidade, pode escolher um taxi-boat (que sai tanto do aeroporto quanto da estação de trem) e vai até alguns pontos de Veneza. Verifique no site da companhia se há algum ponto de embarque/desembarque próximo ao seu hotel!
Há alguns hotel que possuem ancoradouro próprio, o que facilita ainda mais o transporte. Dependendo do número de pessoas viajando com você, essa opção pode acabar sendo a mais atrativa pelo custo/benefício que proporciona (principalmente se você analisar o preço do passeio de gôndola).
As empresas Venice Link e Consorzio Motoscafi oferecem esse serviço.
Vaporetto
Foi a opção escolhida por mim e é também a escolhida pela maioria dos turistas que visitam Veneza! São embarcações típicas de Veneza e que constituem o sistema público de transporte de lá. Você pode comprar o bilhete para uma viagem (75min), para 24h/28h/72h ou para 7 dias. Como fiquei apenas 2 dias na cidade, comprei o de 48h e achei que valeu muito a pena.

Vaporetto | Mai/2014
Você pode comprar o bilhete na própria parada do vaporetto ou nos revendedores autorizados com o adesivo da empresa de transporte ACTV, e deve validá-lo antes de embarcar (não há como validar a bordo), sob pena de ser multado se houver fiscalização. Para validar o bilhete, não é preciso encostar na máquina, apenas aproxime o cartão até a luz verde piscar.
As linhas do vaporetto estão disponíveis nesse site aqui.
Fotos: Arquivo pessoal.
Comments