top of page

Roteiro de dois dias em Veneza

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 14 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


Veneza é daquelas cidades que ou você ama ou não acha nada demais. Mas, seja lá qual for a história que você ouviu, a verdade é que todo viajante precisa conhecer Veneza, principalmente por se tratar de um dos lugares que (provavelmente) será engolido pelas águas… E se você ainda está na dúvida, saiba que Veneza é muito mais que gôndolas, e eu achei a cidade encantadora!!!

Mesmo sendo uma pessoa totalmente ligada em mapas (e com um ótimo senso de direção) achei muito divertido esquecer dele e me perder por suas ruelas, pontes e becos sem saída! Caminhar apenas seguindo as placas (que é o jeito mais fácil de andar por lá) foi uma experiência pra lá de diferente!!! As principais placas para não se perder são as que indicam “Per San Marco“, “Per Rialto“, “Alla Ferrovia“. Elas ajudaram bastante!!!!


Veneza

Plaquinha "Per San Marco"

Minha estadia por lá, infelizmente, foi bem curtinha. O objetivo era conhecer cinco cidades italianas em apenas doze dias, e deu certo, então acho que valeu a pena (confere aqui)! Até porque, nos dois dias que estive em Veneza, consegui conhecer bastante coisa da cidade! Vem saber como!

PRIMEIRO DIA

Cheguei à cidade pela manhã, no oitavo dia da viagem pela Itália, após passar por Roma, Florença e Pisa. Fiz o trajeto Florença-Veneza de trem (por ser mais rápido) e logo após o café da manhã (pra ganhar tempo em Veneza). Deixei as malas no hotel, caminhei pela Riva degli Schiavoni, uma espécie de calçadão no bairro de San Marco com vista para Dorsoduro e para a ilha de S. Giorgio Maggiore.

De lá, peguei o vaporetto (saiba mais sobre como se locomover em Veneza nesse post aqui), passei pela Basílica de Santa Maria della Salute, e continuei o passeio pelo Grande Canal. Ainda no vaporetto, naveguei sob a Ponte Rialto e segui até a Estação de Trem Santa Lucia.

Após o desembarque, voltei caminhando até a Piazza San Marco e aproveitei pra almoçar no Dal Moro's Fresh Pasta To Go.


À tarde, fui à Ilha Murano, que é a ilha mais famosa dentre as que se pode visitar a partir de Veneza. O passeio é muito legal e bem tranquilo de ser feito por conta própria.


Na volta, dei mais uma volta de vaporetto pela cidade à noite e super recomendo esse passeio! A cidade fica com outra cara!


SEGUNDO DIA

No segundo dia, logo pela manhã, fui à Piazza San Marco e subi na Torre do Relógio. Achei esse passeio muito interessante, pois conta um pouco da história da torre e da influência da lua nas marés.


Na sequência, visitei a Basílica de San Marco e ainda fiz um "tour" pelo Palácio Ducal, passando pela famosa Ponte dos Suspiros.


Não subi no Campanile de San Marco porque a fila estava muito grande quando saí do Palácio Ducal, mas depois fiquei sabendo que há um ingresso especial sem filas!

Depois disso tudo, ainda teve muita caminhada pelas estreitas ruas e pontes que cortam a cidade! E essa parte foi uma das melhores da viagem! A cidade estava cheia e, como não estava usando mapa, acabei me perdendo e passando algumas vezes pelos mesmos lugares (e pelas mesmas pessoas)! Além disso, há muitas lojinhas por lá, com máscaras e diversas outras lembrancinhas!!!

Ah, e também tem as gôndolas, né?! Eu não tive coragem de pagar quase 100 euros por um passeio exclusivo, mas se você fizer muita questão, vai encontrar vários gondoleiros espalhados pela cidade inteira!

DICAS

#01 Desde abril de 2018, Veneza conta com algumas catracas nos principais pontos de acesso a pé à cidade. Elas funcionam quando há uma previsão de muitos turistas na cidade e apenas desviam o fluxo do trânsito de pedestres.

#02 A linha 1 do vaporetto é ótima para fazer um passeio "panorâmico" pela cidade, pois percorre o Canal Grande por praticamente toda sua extensão;

#03 Algumas pessoas relataram mau cheiro dos canais no verão.. Então, se der, evite essa época!

#04 Se conseguir, evite também os meses de novembro e dezembro, pois são a época em que a maré alta invade a cidade (algo corriqueiro para os habitantes, mas inusitado para os turistas!).

Fotos: Arquivo pessoal.

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page