top of page

Vinícola Concha y Toro | Chile

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 2 de mar. de 2016
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


Ao visitar Santiago, o programa ideal para os amantes do vinho é fazer um bate-volta em alguma vinícola da região. Isso porque o Chile é um país reconhecido mundialmente pela produção de vinhos e possui diversas vinícolas abertas pra visitação, desde as mais artesanais até algumas de grande marcas, como a Concha y Toro: a vinícola mais famosa do Chile localizada na região de Valle del Maipo.

Apesar de não ter visitado todas, creio que a Concha y Toro seja a mais turística delas – o que, de forma alguma, desmerece a visita. O passeio por lá é muito bacana e é interessante até mesmo para quem não entende muito de vinho, pois a apresentação não é tão focada em aspectos técnicos da produção, aborda a história da vinícola e, pra completar, a paisagem é linda!


Concha y Toro

Para chegar lá, você pode ir com seu próprio carro, contratar o passeio com alguma agência de viagem, ou utilizar o transporte público. Nesse último caso, é só pegar a linha 4 do metrô (azul escuro) em direção à estação Las Mercedes e pegar a saída “Conha y Toro ocidente”. De lá, você pode pegar um ônibus (73, 80 ou 81) ou um táxi até a vinícola. Esse percurso demora cerca de 1:30h a partir da estação Tobalaba. Quem vai de carro, basta seguir as orientações constantes do próprio site da Concha y Toro!!!

A casa oferece dois tipos de tour: um tradicional, com passeios, degustação de vinhos e visita às adegas, e outro que inclui a degustação do vinho Marques de Casa Cocha harmonizado com uma mesa de queijos finos. Basicamente, a diferença é que o primeiro dura cerca de uma hora e possui duas pausas para degustação, enquanto o segundo tem duração de 1h30 e conta com seis degustações de vinho. Os dois começam juntos, mas ao final o grupo do tour completo segue para uma outra sala onde são feitas as demais degustações, conduzidas por um sommelier. Se você aprecia bons vinhos, deve certamente optar pelo tour completo!!!


Concha y Toro

No início do tour, o guia conta um pouco da história da vinícola e depois o grupo segue pelos jardins e pela antiga casa da família do fundador Don Melchor. Na sequência, há uma degustação com explicações sobre os vinhos antes de seguir para o subsolo, onde ficam as barricas do Casillero del Diablo. A marca mais famosa da vinícola recebeu esse nome após o dono da Concha y Toro perceber, há muitos anos atrás, que as suas melhores garrafas estavam sumindo da adega. Foi então que, para assustar os ladrões, ele inventou que o diabo vivia ali como guardião dos vinhos e, daí, surgiu o nome Casillero del Diablo. No final do tour, há mais uma degustação e a taça utilizada pelos visitante é embalada e entregue como souvenir. Na saída, há um Wine Bar que serve pratos e belisquetes, além de uma Wine Shop com várias vinhos da marca Concha y Toro, diversos acessórios, e uma enorme oferta de literatura vitivinícola e especializada em gastronomia, tudo acompanhado por um sommelier que ajuda os compradores.


Concha y Toro

O passeio é muito interessante e leva apenas uma manhã ou uma tarde para concluir a visita (incluindo o deslocamento). É preciso fazer reserva pelo site com 24h de antecedência. No site, você também encontra as informações como preço, mapas e horários.

É friorento(a)? Então leve um casaquinho, pois a temperatura média por lá é de 12º. Não entende nada de vinho? Não se preocupe!!! Os guias são preparados para repassar as informações a quem não entende absolutamente nada de vinho!!!

Como dito, o passeio é muito interessante e vale muito a pena conhecer a vinícola. Dura apenas meio período e, se feito pela manhã, ainda sobra bastante tempo para passear o resto do dia.


Concha y Toro

Fotos: Arquivo pessoal

Bình luận


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page