top of page

Viagem a Barcelona

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 15 de jan. de 2016
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


Barcelona é uma cidade linda, muito divertida e que atende (bem) a turistas de todos os perfis - apesar de ser um dos destinos queridinhos dos jovens!!! Talvez seja esse o motivo de a capital da Catalunha ser uma das cidades mais populares da Espanha! É tipo um Rio de Janeiro que deu certo! rs


Barcelona

Com a maioria das atrações a céu aberto, tem-se que andar muiiito por lá para conhecer seus atrativos! Mas a andança pode ser perfeitamente feita de metrô, táxi, a pé ou de bicicleta! Aliás, Barcelona é uma cidade "bike friendly" com 150km de ciclovias e motoristas que respeitam os ciclistas. O sistema público de aluguel de bicicleta (Bicing), no entanto, não é direcionado a turistas, como ocorre em Paris e em algumas cidades brasileiras. Mas há várias lojas espalhadas pela cidade que alugam bicicletas por um período determinado.


Barcelona

Por lá, também é possível alugar patins, skate e até segway. Durante essas caminhadas, não deixe de visitar Las Ramblas, uma espécie de calçadão com vários restaurantes e cafés que vai da Praça Cataluña até o Mirador de Colom (com Colombo apontando para as Américas). Lá você também pode visitar o imperdível Mercado de Boqueria.


La Boqueria

Dentre as demais atrações a serem visitadas, destacam-se as relacionadas ao famoso arquiteto Antoni Gaudí. Foi em Barcelona que a maioria de suas obras ganharam forma. Talvez a mais famosa (e mais bonita) delas seja a Sagrada Família. Os detalhes que compõem a fachada somados à impressionante engenharia ali aplicada, fazem dessa basílica uma verdadeira obra de arte - apesar de ainda inacabada. Para visitar seu interior, subsolo e torres é recomendado comprar o ingresso com antecedência pela internet para evitar as longas filas no local.


Sagrada Família

Ainda sobre Gaudí, encontram-se em Barcelona outras obras do arquiteto como a Casa Milá e a Casa Batló no Passeig de Gracía, e o Park Güell. A Casa Milá ou La Pedrera, surpreende por sua fachada curva sem ângulos retos. As mirabolantes varandas e as chaminés do terraço completam o cenário de formas inusitadas (típico de Gaudí). A visita conta um pouco da história de Gaudí e da construção do prédio, e permite conhecer o terraço com sua vista incrível. No térreo, há uma lojinha com souvenires diversos de Barcelona e Gaudí. Já a Casa Batló, considerada por muitos a "obra-prima" de Gaudí, gera as mais diversas interpretações em virtude de sua forma um tanto alucinógena com varandas esqueléticas e teto escamoso. Por fim, o Park Güell é um daqueles lugares listados como imperdíveis de Barcelona. O agradável parque foi concebido para ser um condomínio de casas, digamos, luxuosas. Mas talvez a excentricidade do arquiteto tenha contribuído para o fracasso do projeto que, atualmente, abriga jardins e pavilhões como uma ampla área de lazer da cidade, cujo lagarto de mosaico tornou-se um de seus símbolos.


La Pedrera

Park Güell

No quesito cultura, é possível visitar o Museu Picasso no Bairro Born. A coleção foca as criações do período em que o pintor viveu em Barcelona e é composta por vários quadros que o artista guardou para si ou deu a familiares. Após a visita, aproveite para dar uma volta pelo bairro que é cheio de lojinhas descoladas e estilosas, e também abriga a Igreja Santa Maria del Mar.


Museu PIcasso

Não menos famosa (e também imperdível) é a Praia de Barceloneta. Lotada de turistas no verão, a praia acolhe com naturalidade peladões e topless. No inverno, é bem agradável passear pela orla no Passeig Marítim, programa adorado pelos moradores de lá nos dias de sol!

Ali pertinho, é possível pegar o Teleférico del Puerto até o alto da colina Montjuic, onde ficam o Estádio Olímpico, a Fundação Joan Miró e uma das melhores vistas da cidade. Seguindo em direção à Praça d'Espanha, você passará pelo Museu Nacional de Arte da Cataluña e pela Fonte Mágica que, à noite, oferece um espetáculo de água, luzes e música. Já na Praça d'Espanha se localiza o Shopping Arena com bons restaurantes no terraço (além de boa vista da cidade também).

Para os amantes de futebol, a visita ao Camp Nou é passeio obrigatório! Na visita guiada, denominada “Camp Nou Experience”, o visitante pode conhecer melhor a história do clube e de seus craques no tour pelo Museu do Barcelona, que também abriga uma sala de troféus com as taças da Champions League. Também é possível conhecer o vestiário, as cabines de transmissão e chegar à beirinha do campo! O final do passeio é na loja oficial do time. Para chegar até lá, além do táxi, é possível também utilizar o metrô (L3 até Palau Reial - L5 até Collblanc).


Barcelona

E pra quem tem um pouco mais de tempo, a visita ao Monte Tibidabo (aquele citado pelo Joe em um episódio de Friends) vai render boas fotos da cidade. Mas lembre-se que o parque de diversões fica fechado no inverno, quando o transporte pra lá (que já não é dos mais fáceis) também é um pouco limitado.

E se ao invés de montar sua própria viagem você prefere seguir roteiros prontos, dá uma olhada nesse site! O Passaporte BCN oferece roteiros para viagens de 1 a 5 dias e ainda um roteiro para programas noturnos! Vale a pena conferir!!

Fotos: Arquivo pessoal.

Commentaires


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page