Ushuaia | A Cidade Austral
- Lorena Mendes
- 2 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Não é à toa que a cidade de Ushuaia (pronuncia-se Ussuáia) é conhecida como "a cidade do fim do mundo", afinal, ela é a cidade mais austral (isto é, mais ao sul) que existe (olha só o mapa). Com seus cerca de 70 mil habitantes, ela é cercada pela Cordilheira dos Andes e tem à sua frente o famoso Canal de Beagle, o que faz com que o local tenha paisagens belíssimas a serem apreciadas no verão e seja um ótimo destino para os amantes de esportes de neve durante o inverno.

A cidade oferece bastante coisa para fazer, principalmente no verão, e a maioria dos passeios são bem tranquilos, ótimos para quem quer descansar e curtir o visual!

Parece que foi ontem que eu estive na Terra do Fogo, mas só ao escrever este post me dei conta de que faz quase dez anos que visitei a cidade!!! Eu fui no inverno e aproveitei bastante a estação de Cerro Castor (que só ficou fechada por ½ dia devido aos fortes ventos).

Fiz também o passeio pelo Parque Nacional Terra do Fogo, que inclui uma voltinha de aproximadamente 1 hora no Trem do Fin del Mundo. Durante o trajeto, os turistas conhecem um pouco da história da cidade e apreciam a paisagem de muita neve e também alguns morros, riachos e castores (sim, castores! rs). Ao final, é possível passear pela região austral com direito a um pôr do sol magnífico!


Além desses, há outros passeios que não consegui fazer em virtude das condições climáticas da época (fui em julho de 2007). Um deles é o passeio em um veículo 4x4 pelas cordilheiras, sendo a única possibilidade de cruzar os andes sem sair de terras Argentinas! Ele dura praticamente um dia inteiro, passa pelos Lagos Fagnano e Escondido, e alguns incluem uma parada em um restaurante com uma vista linda das montanhas! Mas olha só como estava o porto de Ushuaia na época:

Outro passeio legal (mas que também não fiz porque no inverno é tudo mais difícil) é navegar pelo Canal de Beagle, com direito a apreciar o Farol Les Eclaireurs, a Ilha dos Lobos (que possui leões marinhos) e a Ilha dos Pássaros. Os mais aventureiros contam, ainda, com a opção de caminhar entre pinguins na Ilha Martillo, ou Pinguinera, entre outubro e março.
Quem curte ver a cidade de cima não pode deixar de visitar o Glaciar Martial quando o tempo estiver aberto no verão (no inverno o local funciona como uma estação de esqui). A subida ao Cerro Martial pode ser feita por uma trilha (recomenda-se não subir por conta própria e contratar um guia) ou por um teleférico. De lá de cima é possível ver o Canal de Beagle, as Cordilheiras e a cidade de Ushuaia.
Já quem prefere passear de barco não pode deixar de, no verão, embarcar em um cruzeiro com destino à Antártida, sendo que um deles faz até uma paradinha nas Ilhas Malvinas.
Fotos: Arquivo pessoal
Comments