top of page

Uruguai | O que saber

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 20 de abr. de 2016
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


Se você está pensando em visitar o Uruguai, saiba que não vai se arrepender de conhecer Montevidéu e Punta del Este. As duas cidades são super agradáveis, cada uma a seu jeito, e a visita vale muito a pena!!!


Montevidéu

Rambla de Pocitos

Mas além de saber o que fazer por lá, tem algumas informações úteis sobre o Uruguai que você precisa saber:

Língua | A língua oficial do país é o Espanhol, mas no roteiro turístico, o inglês também é bastante utilizado, assim como o “portunhol” que, pra quem não fala espanhol, se resume a: eles achando que falam/entendem português e você achando que fala/entende espanhol… rs

Moeda | A moeda local é o Peso Uruguaio, identificado pela sigla UYU. No país circulam notas de $100, $200, $500, $1000 e $2000; e moedas de $1, $2, $5, $10 e $50 pesos uruguaios. Note que algumas lojas colocam o preço dos itens em dólar (US$ ou $)!!! Pergunte sempre o preço correspondente em pesos e faça as contas pra ver em qual moeda vale mais a pena pagar!

Câmbio | No Brasil não é toda casa de câmbio que possui pesos uruguaios, então quem deseja trocar dólar ou real por pesos uruguaios deverá fazê-lo no Uruguai. A conversão das casas de câmbio do aeroporto, como de praxe, são baseadas em cotações ruins. Se não puder ou não quiser sacar pesos uruguaios direto no caixa eletrônico, prefira as casas de câmbio do centro ou do bairro em que estiver hospedado e opte sempre por casas de câmbio oficiais para não correr o risco de receber notas falsas.

Saque internacional | Não é todo mundo que possui o hábito de sacar dinheiro em caixas automáticos no destino internacional. Eu mesma não tinha, mas na viagem à Colômbia fiquei impressionada com a vantagem dessa prática. Para encontrar os caixas eletrônicos, basta seguir as indicações dos ATM. Falei mais sobre saque internacional aqui!

IVA | IVA é o Imposto sobre Valor Acrescentado (cerca de 22%) que o governo do Uruguai devolve ao turista que utiliza cartão de crédito internacional (em restaurantes, hotéis e aluguel de carro) - o que vale a pena, pois compensa (e muito) o IOF que é pago no Brasil pelo uso do cartão no exterior (6,38%). Lembre-se que estrangeiros recebem devolução de IVA (pouco mais de 18%) ao pagar as faturas com cartão de crédito internacional; usando dinheiro em espécie você não terá direito a esta devolução. O desconto, porém, não vale para os hotéis, que já têm IVA zero para estrangeiros.

Visto | Brasileiros que permaneçam no Uruguai até um máximo de 90 dias não precisam de visto. Ao entrar no país, é possível solicitar uma prorrogação do prazo por mais 90 dias, ou seja, para permanecer no país por até 180 dias. Documentos | Por ser um país membro do Mercosul, além do passaporte válido, é possível entrar no Uruguai com cédula de identidade válida e em bom estado de conservação. A Direção Nacional de Migração do Uruguai não impede o ingresso de turistas brasileiros que viagem com documentos emitidos há mais de dez anos, mas caso a foto do documento esteja muito diferente da fisionomia atual, a ponto de gerar dúvidas sobre o reconhecimento do titular, é recomendável que também sejam levados outros documentos mais recentes para sanar tal circunstância. Documentos emitidos por órgãos representativos (advogados, jornalistas, militares) não serão aceitos, tampouco é permitido viajar com a carteira de motorista.

Viagem com menores | Crianças e adolescentes acompanhados apenas por um dos pais, deverão ter autorização do que não viaja, com firma registrada em cartório. No caso de estarem desacompanhados, devem levar autorização dos dois pais, tramitada no Juizado da Infância e Adolescência.

Vacina | Não há nenhuma vacina obrigatória para entrada no Uruguai.

Aluguel de veículo | Para alugar um carro no Uruguai é preciso ser maior de 23 anos e apresentar carteira de motorista vigente, uruguaia ou estrangeira, com um mínimo de dois anos de antiguidade. As locadoras e as autoridades de trânsito aceitam carteiras de motorista de qualquer nacionalidade, emitidas no país de origem do turista. Também é requerido o documento de identidade ou passaporte e um cartão de crédito nacional ou internacional. Todos os veículos devem ter seguro obrigatório, o qual geralmente está incluído na tarifa do aluguel.

Fuso horário | O Uruguai está a -3 GMT. Ou seja, o seu destino está no mesmo horário que Brasília.

Voltagem | A voltagem padrão do Uruguai, como a da maioria dos países da América do Sul, é de 220 volts, com uma frequência de 50Hz (no Brasil a frequência é de 60Hz, esteja atento na hora de comprar algum aparelho eletrônico por lá).

Tomadas | No Uruguai, as tomadas adotam os modelos C e I;

Emergência | No Uruguai, a linha 911 é prioritária e exclusiva para a comunicação de situações de emergência. É uma linha que centraliza as chamadas para a polícia e os bombeiros, e que também pode ser utilizada em casos de acidentes que ocorrem na via pública. Montevidéu disponibiliza, também, uma linha de atendimento para dar assistência aos turistas que visitam a capital: 0800 8226.

Consulado | O Consulado do Brasil em Montevidéu está localizado na Rua Convención, 1343, 6º andar (esquina Av. 18 de Julio)


Punta del Este

Parada 1, Playa Brava

Fotos: Arquivo pessoal

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page