Tudo sobre a isenção do IVA no Chile
- Lorena Mendes
- 25 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
O IVA (Impuesto al Valor Agregado) é um tributo existente no Chile que está agregado a tudo que é comercializado por lá e que equivalente a 19% do valor de todos os produtos. É parecido com o nosso ICMS.

Assim como ocorre em vários países, que não cobram esse tipo de imposto de turistas em algumas situações, no Chile, os estrangeiros não residentes são isentos do IVA nas hospedagens se o pagamento for feito em dólar, euro ou cartão de crédito internacional. Para que o estabelecimento conceda a isenção, é preciso que ele esteja registrado no SII (Servicio de Impuestos Internos).
E é preciso que o turista fique esperto, pois, muitas vezes, os hotéis ou não mencionam essa isenção, ou afirmam que o IVA não está cobrado na diária (mas lembrem-se que o valor é agregado!) ou simplesmente se recusam a conceder a isenção se o pagamento é feito com cartão, por exemplo.
Portanto, se você quiser garantir a isenção do IVA no Chile, o melhor é entrar em contato com o hotel antes da viagem ou levar dólar suficiente para, pelo menos, pagar a hospedagem!
E, só pra ficar registrado, como o próprio nome diz, o IVA já está incluído no valor da diária, ou seja, ele não vai ser cobrado à parte, não vai ser somado ao valor da diária (salvo se o valor já estiver sendo informado com o desconto, claro).
Foto: Google Images
Comentarios