Um dia no Vaticano
- Lorena Mendes
- 11 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Praticamente todos os turistas que vão à Itália, mais precisamente, a Roma, separam um tempinho para visitar o Vaticano. E a visita vale à pena mesmo para os não católicos, pois a exuberância dos prédios e das obras que lá se encontram fazem do local um verdadeiro complexo turístico e cultural, independentemente de religião.
O Vaticano fica na região oeste de Roma e o passeio pode ser perfeitamente feito em um dia. Se você é daqueles que não passa muitas horas dentro de museus e tem pique para andar bastante, pode até combinar a visita com alguma outra atração, como o Castelo Sant'Angelo, por exemplo.
Você pode começar o dia pelo Museu do Vaticano, visitar a Capela Sistina, passar pela Praça e Basílica de São Pedro e depois caminhar até o Castelo Sant'Angelo. Foi o que nós fizemos!!!
Museus do Vaticano
É um complexo que abriga jardins, museus e galerias que contém importantes coleções de obras de arte. Além de apreciá-las, você também poderá conhecer a Capela Sistina, local onde se realiza o conclave para a escolha do novo Papa e que se tornou famoso por conter em sua abóbada os monumentais Afrescos de Michelangelo, que retratam cenas do Gênese (como a Criação de Adão).
Não deixe de visitar também a Galeria dos Mapas, corredor que contém cerca de 40 mapas produzidos por Ignazio Danti, representando os Estados Papais, e as Salas de Rafael, onde é possível apreciar os filósofos Aristóteles, Platão, Diógenes e Sócrates retratados na obra A Escola de Atenas, de 1511.

Galeria dos Mapas
Basílica de São Pedro
Envolta pelas colunas da Praça de São Pedro, é o local de onde o Papa dá a benção aos domingos e consiste em uma das maiores basílicas papais do mundo, podendo abrigar cerca de 60 mil pessoas de uma só vez! Seu interior é lindo e há várias obras de arte a serem apreciadas gratuitamente pelos visitantes, como a Pietà, de Michelangelo.

La Pietà
Castelo Sant'Angelo
Continuando o passeio, após uma breve caminhada você chegará ao Castelo Sant'Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano (O Imperador). O suntuoso castelo, construído às margens do Rio Tibre, já foi usado como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália. Atualmente, abriga o Museu Nacional de Roma e oferece uma incrível vista da cidade. Dizem que os arquivos do Vaticano também são guardados lá, e que existiria um corredor ligando o Palácio do Vaticano ao Castelo Sant'Angelo que serve como rota de fuga para o Papa em caso de perigo iminente.

Basílica de São Pedro vista do Castelo Sant'Angelo
Na saída, não deixe de passar pela Ponte dos Anjos, também chamada de Ponte Sant'Angelo, para atravessar o Tibre. Do outro lado, você terá uma bela vista do Castelo.

Castelo Sant'Angelo visto da Ponte dos Anjos
Fotos: Arquivo pessoal
Comentarios