Lyon
- Lorena Mendes
- 18 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020

Pouco mais de quatro horas de estrada, duas horas de trem ou uma hora de avião separam Paris de Lyon, essa cidade encantadora do sul da França. Com quatro de seus bairros inscritos como patrimônio mundial da Unesco, a capital do Rhône-Alpes é uma cidade que tem bastante a oferecer àqueles que aceitam trocar alguns dias a mais em Paris por uma viajem à campagne. E o melhor é que, por ter os pontos turísticos bem pertinho uns dos outros, bastam dois ou três dias por lá pra conhecer a cidade!
O eixo turístico de Lyon gira, basicamente, em torno da Presq’île, uma "quase ilha" situada entre os rios Saône e Rhône. A oeste, tem-se o bairro Vieux Lyon e, em seguida, a colina Fourvière. Já ao sul da Presq'île está o moderno bairro de Confluence.

Hospedar-se na região central da Presq'île, portanto, é a melhor opção em termos de proximidade dos pontos a serem visitados, mas não é a opção mais barata... Considerando o sistema de público de transporte, é perfeitamente possível hospedar-se em Confluence e gastar apenas alguns minutos a mais para cumprir o roteiro do dia de tramway e/ou metrô! Outra boa opção para deslocamentos é fazer os percursos de bicicleta! Assim como Paris, Lyon também possui um sistema público de aluguel das magrelas, o Vélo’v, cuja utilização requer um cadastro prévio e o pagamento de uma anuidade, de um ticket semanal ou um ticket diário. Após, basta retirar uma das quatro mil bikes espalhadas pelas 348 estações e pedalar "de graça" por até 30 minutos.

Dentre os locais a serem visitados, a Ópera de Lyon - localizada mais ao norte da Presq'île - é destacada por sua fachada peculiar, que mistura elementos da arquitetura clássica e contemporânea. A poucos metros dali está a Place Terreaux, de onde é possível apreciar as fachadas do Musée de Beaux Arts e do Hôtel de Ville, assim como a Fontaine de Bartholdi, uma imponente fonte com quatro cavalos que simbolizam os quatro maiores rios da França. Seguindo em direção ao Rio Saône, chega-se ao Quai Saint Vincent onde, na esquina com a rua de la Martinière, encontram-se os famosos Fresques de Lyonnais ou Fresques Murales (muros pintados em "três dimensões"). Na região central da Presq'île, o destaque é para a pequena rua de pedestres que se tornou um dos polos gastronômicos para turistas: a rue Mercière a partir da rue Grenette. Aliás, Lyon é uma cidade com a gastronomia extremamente rica, sendo considerada, inclusive, a capital gastronômica da França. Mais ao sul da Presq'île encontram-se a Place Bellecour e a Place Antonin Poncet, com sua Árvore de Flores (Arbre à Fleurs).
Na margem esquerda do Rio Saône, a sugestão é calçar um tênis/sapato confortável e perder-se pelas ruas da Vieux Lyon até chegar ao alto da Colina de Fourvière, que também pode ser alcançado através do funicular que fica ao lado da estação Vieux Lyon do metrô (o ticket do metrô vale também para o funicular). Além da excelente vista da cidade, com o Mont Blanc ao fundo, lá também é possível visitar a Basílica de Notre Dame de Fourvière, uma igreja construída em homenagem à Virgem Maria por ter salvado Lyon da epidemia de cólera no século XVII, e o Museu Galo-Romano com as ruínas do que, há muito, foi um anfiteatro romano datado de 15 a.C.. O local, que possui uma acústica incrível e há mais de dois mil anos serve de palco para espetáculos, pode ser visitado gratuitamente e, durante o verão, o público pode interagir ainda mais com o local durante o festival Nuits de Fourvière.
Já na "costa" leste do rio Rhône, as atrações mais indicadas são o mercado gastronômico Les Halles de Lyon e o Parc de la Tête d'Or. No Halles de Lyon é possível fazer compras de produtos típicos da região (embutidos, queijos, escargots, pralinés, etc.) e também comer em um dos 10 restaurantes do local. Já o Parc de la Tête d'Or, o maior parque urbano da França, é um parque lindo que possui um lago com pedalinho, jardim botânico, zoológico e é ideal para caminhadas, piqueniques e passeios com a criançada.

Fotos: Arquivo pessoal e Google imagens
Comentários