Como assistir à troca da guarda em Santiago
- Lorena Mendes
- 9 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Muita gente não sabe, mas é possível assistir à Troca da Guarda, ou Cambio de la Guardia, no pátio do Palácio de La Moneda, em Santiago, no Chile.

O Palácio de La Moneda é a antiga Casa da Moeda chilena e, atualmente, ela abriga a sede do Governo Chileno, onde estão o Gabinete do Presidente, alguns Ministérios e outros órgãos. O local, que serviu de cenário para o golpe militar de Pinochet e para a morte de Salvador Allende em 1973, pode ser visitado através de uma visita guiada que ocorre de terça a sexta em vários horários e deve ser agendada através do e-mail visitas@presidencia.cl.
Além disso, é possível assistir gratuitamente à Troca da Guarda no pátio do Palácio. O evento, que foi estabelecido pelo Presidente Manuel Bulnes em 1851, pode ser visto em dias alternados nos seguintes horários: às 10h durante a semana e às 11h nos finais de semana. Durante a cerimônia, que dura cerca de 40 minutos, os Carabineros desfilam uniformizados em direção à Plaza de la Constitución e são seguidos pela pela cavalaria e pela banda oficial (Orfeón Nacional de Carabineros). Se você der sorte, poderá ouvir a banda tocar algumas músicas brasileiras, como Aquarela do Brasil.

Para saber em qual dia irá ocorrer o Cambio de La Guardia durante sua visita ao Chile, você pode acessar esse site aqui. Mas basicamente a alternância segue a seguinte sequência: janeiro, março, junho, julho, e setembro em dias pares e fevereiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro em dias ímpares.
Se você quiser acompanhar o desfile de perto, o ideal é aguardar os Carabineros na Plaza de la Ciudadanía e segui-los até a Plaza de la Constitución. Já se assistir apenas à Troca da Guarda for suficiente pra você, vá diretamente à Plaza de la Constitución.
O meio mais fácil de chegar até lá é através da linha 1 (vermelha) do metrô, na estação La Moneda. É possível também ir de ônibus, sendo a parada Plaza de la Constitución a mais conveniente.
Fotos: Arquivo pessoal e Google Images
Comentarios