Snowtrip pela América do Sul
- Lorena Mendes
- 2 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Você se lembra do La Niña? O fenômeno meteorológico oposto ao El Niño e que traz o friiiiioooo?!?! Pois é, a previsão é de o La Niña chegue em meados de maio desse ano e leve embora o calorão deixado por 2015!!!! A notícia agradou bastante quem vem sofrendo com as altas temperaturas e deixou eufórico os aficcionados por esportes de neve!!!!
Isso porque a América do Sul possui ótimas estações de esqui e que atendem a todos os gostos e bolsos!!! É certo que, há algum tempo, elas deixaram de ser apenas um complexo de pistas voltado para os praticantes de esqui e snowboard e se transformaram em verdadeiros resorts de neve, onde os hóspedes e visitantes podem fazer diversas atividades como andar de snowmobile, fazer trekking, passeios de trenó (alguns puxados por huskies), curtir as paisagens da montanha além de, claro, esquiar à vontade.
Na América do Sul, as estações de esqui estão concentradas no Chile e na Argentina e, em quase todas, você pode optar por ficar hospedado na própria estação de esqui ou em alguma cidade próxima. A vantagem de ficar hospedado no próprio resort, é que os hotéis - chamados ski-in/ski-out - possuem toda a estrutura pra atender aos esquiadores e snowbordistas, que encontram as pistas e lifts ao seu dispor praticamente ao abrir a porta do hotel!!!
Mas também é perfeitamente possível montar a base em uma cidade próxima e fazer o deslocamento até a estação apenas nos dias em que for esquiar. Santiago do Chile, por exemplo, é cidade que pode servir de base para as estações de Valle Nevado, Ski Portillo, El Colorado, Farellones e La Parva. A viagem até Valle Nevado dura cerca de uma hora e meia, enquanto que Portillo, a mais distante delas, está a pouco mais de duas horas da capital chilena.
Ainda no Chile, mais ao sul do país, encontram-se os centros Nevados de Chillán (antiga Termas de Chillán), que fica a uma hora e meia da cidade de Chillán, mas possui estrutura pra hospedar os turistas no próprio resort, e Ski Pucon, onde os visitantes devem ficar hospedados na cidade de Pucon, na base da montanha.
Na Argentina, a mais conhecida é, sem dúvida, Bariloche. O complexo de Cerro Catedral é, geralmente, porta de entrada pros brasileiros em termos de esportes de neve. Lá, é possível ficar hospedado no pé da montanha ou no "centro" de Bariloche, que é próximo da estação de esqui (menos de uma hora).
Uma opção semelhante, localizada no extremo sul da Argentina, é Cerro Castor, em Ushuaia, onde os turistas têm a opção de ficarem hospedados no Castor Ski Lodge, na base da montanha, ou em algum dos hotéis do "centro" de Ushuaia que, assim como Bariloche, possui outras atrações além do Cerro Castor.
Ainda na Argentina, tem-se as estações de Las Leñas, que tem ganhado destaque entre os jovens pelas festas produzidas na cidade durante a temporada de neve, e Chapelco, localizada em meio a montanhas e bosques que proporcionam uma bela paisagem ao turista.
Quando ir?
Na América do Sul, a temporada de neve começa, geralmente, em meados de junho e vai até o fim de setembro, sendo julho o período em que as estações ficam mais cheias devido às férias escolares.
Fotos: Google Images
Comments