top of page

Roteiro de um dia em Pula | Croácia

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 12 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


A Croácia é um daqueles lugares que te surpreende tanto que você já vai embora pensando em um motivo pra voltar. Comigo, pelo menos, foi assim! Me apaixonei pelo país que é lindo, com praias maravilhosas, pessoas simpáticas e muita história pra contar (e mostrar).


Praia de Medulin

O país se tornou independente da Iugoslávia depois da intervenção militar da ONU, em 1992, que assegurou a paz e fez com que o país fosse reconhecido como independente. Hoje, a Croácia tem uma das economias mais fortes das ex-repúblicas Iugoslavas e possui o turismo é uma de suas principais fontes de receita.


​​

Nossa base no país foi a cidade de Medulin, que é basicamente uma cidade de praia (belíssimas, aliás). De lá, fomos até Pula, cidade que fica a 10km de distância, um pouco mais ao norte.

Começamos o passeio na Arena de Pula, um anfiteatro romano, construído no século I, durante o Império Vespasiano, que é o sexto maior do mundo, com capacidade para 20 mil espectadores, e um dos mais bem conservados. Atualmente, a Arena de Pula ainda serve de palco para espetáculos como festivais de filmes, óperas, concertos etc.


Arena de Pula | Amfiteatar u Puli


Arena de Pula | Amfiteatar u Puli


Arena de Pula | Amfiteatar u Puli

De lá, seguimos até os Portões Gêmeos, uma das antigas formas de acesso ao centro da cidade, que era murada e acessada através de dez portões como esses e o Portão de Hércules, localizado mais à frente. Atualmente, eles dão acesso ao Museu de Arqueologia da Ístria e ao Zerostrasse, um túnel subterrâneo austro-húngaro que se estende por baixo da cidade de Pula. Nós, infelizmente, não entramos no museu e no Zerostrasse...


Portões Gêmeos | Dvojna Vrata


Portão de Hércules | Herkulova Vrata

Na sequência, passamos pelo Arco dos Sérgios, um arco do triunfo construído entre 29 e 27 a.C., como um símbolo da vitória na Batalha de Accio.


Arco dos Sergios | Slavoluk Sergijevaca


Arco dos Sergios | Slavoluk Sergijevaca

Continuamos por uma rua com algumas lojinhas e restaurantes até a rua da Capela de Santa Maria Formosa, que mais parece uma casinha de pedra. Ela foi construída no século VI e, no século XVI, teve grande parte de seu edifício destruída e sua pedras utilizadas na construção da Prefeitura.


Capela de Santa Maria Formosa | Kapela Sv Marije Formoze


Capela de Santa Maria Formosa | Kapela Sv Marije Formoze

Ali pertinho está o Mosaico do Castigo de Dirce, um chão feito de mosaico que cobria o piso de uma sala central de uma casa romana, provavelmente do século III. Ele foi encontrado após os bombardeios da II Guerra Mundial. Como a cidade foi dominada pelos romanos até o século V e sofreu diversos ataques até ser incorporada à antiga Iugoslávia, não se sabe ao certo a origem e a razão desse monumento que contém cena mitológica do Castigo de Dirce (Amphion e zethus estão ligando Dirce a um touro enfurecido já que, por inveja Dirce fora cruel com sua mãe Antíope).


Mosaico do Castigo de Dirce

Voltamos pra rua de lojinhas e restaurantes e continuamos até a Praça do Fórum, que ainda é o centro administrativo e legislativo de Pula, e onde estão a Prefeitura de Pula (Palácio Comunal) e o Templo de Augusto, que abriga uma coleção de peças de bronze e monumentos de pedra. Ele foi construído entre os anos 2a.C. e 14 d.C. quando o Imperador Auguto faleceu.


Praça do Fórum


Templo de Augusto | Augustov Hram


Palácio Comunal | Gradska urrava Pula

E pra finalizar o roteiro, subimos uma colina até o Kastel, uma fortaleza construída em forma de estrela, por volta do ano 1630, no ponto mais alto da cidade, que atualmente abriga o Museu Histórico e Marítimo de Ístria. É possível também subir na torre de observação, que parece um farol, e ver ainda mais longe no horizonte. Dando a volta na muralha, chega-se ao Pequeno Anfiteatro Romano (denominado "pequeno" por ser menor que a Arena de Pula)!


Kastel Pula e Museu Histórico e Marítimo de Ístria


Kastel Pula e Museu Histórico e Marítimo de Ístria


Bandeira da Croácia no Kastel


Pequeno Anfiteatro Romano | Rimsko Kazaliste

Além desse roteiro, que foi percorrido todo a pé e com carrinho de bebê, também fizemos um city tour num ônibus estilo hop-on/hop-off, que parte da Arena de Pula, percorre uma outra parte da cidade e nos faz ver como o mar da Croácia é realmente linda!


Praia de Valkane


Praia de Valkane


Praia de Valkane

E aí?! Está esperando o que para colocar a Croácia na lista das suas próximas viagens?!!

Fotos: Arquivo pessoal.

Comentários


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page