top of page

Roteiro de um dia em Bruxelas

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 4 de jul. de 2018
  • 5 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


Apesar de muita gente falar que Bruxelas é sem graça, nós amamos a cidade e, sem dúvidas, recomendamos que você visite a capital da Bélgica (que é também considerada a capital da região de Flandres e da Europa). A cidade é super charmosa e, com a arquitetura exuberante de seus prédios históricos aliada ao cheiro de chocolate, cerveja e batata frita que inunda suas ruas, a cidade acaba por agradar ao mais diverso público!


Grand Place | Jun/2018

Acredita-se que a cidade de Bruxelas foi estabelecida por volta do ano 580, tendo sido fundada oficialmente em 979, data em que o Conde de Brabante mandou construir uma fortaleza a pedido de Oto II, para defender o local.

Seguindo o padrão de toda a Bélgica, que sempre foi um país neutro, a cidade de Bruxelas tem sido, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, um centro importante para a política internacional. Atualmente, além de ser a capital da União Europeia, servindo de centro administrativo para o parlamento europeu, a cidade é também sede da OTAN!

A língua predominante por lá é o francês e você vai encontrar diversos letreiros em holandês também, mas quase todo mundo fala inglês! A cidade é relativamente pequena, o transporte público é bem organizado e o táxi não é caro! Mas o melhor mesmo é que, escolhendo bem a localização da hospedagem e organizando direitinho o roteiro, dá pra fazer quase tudo a pé e em um único dia!

Nosso apartamento era próximo à estação Anneessens do metrô, entre a Gare du Midi e o centro (Petite Ceinture), então começamos o roteiro pelo Manneken Pis, mas como nossa sugestão é praticamente uma volta completa pelo centro turístico de Bruxelas, você pode começar pela atração mais próxima à sua hospedagem!

01. Manneken Pis

É a famosa estátua de bronze, de apenas 61cm, de um menino urinando na pia de uma fonte. Ninguém sabe ao certo como e por que essa mini estátua de um menino fazendo xixi se tornou um ponto turístico tão famoso na cidade. Mas o fato é que, atualmente, não tem como ir à Bélgica sem dar uma passadinha pela esquina onde o "mascote" Manneken Pis está instalado. O monumento original foi construído em 1388, mas foi roubado e destruído, tendo sido reconstruído em 1619 e mantido até hoje no local. Em 1698, um governador apresentou a primeira peça de roupa ao Menneken e, atualmente, já são mais de 650 trajes que mudam conforme a data! Quando estivemos lá, comemorava-se o Dia Nacional da Suécia (06 de junho).


Homenagem ao Dia Nacional da Suécia (06.06)

02. Grand Place

É a principal praça da cidade que, além de ser considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, já foi eleita algumas vezes como a mais bonita da Europa - é realmente um local de tirar o fôlego. Ela é rodeada de edifícios em estilo gótico que datam dos séculos 14 a 17. Dentre eles, destacam-se o Hôtel de Ville, a prefeitura de Bruxelas, a Maison du Roi do lado oposto, e vários outros prédios de arquitetura belíssima que abrigavam uma série de Guildas (corporações de ofício) e a Casa dos Duques de Brabant.


Grand Place

03. Galeries Royales Saint-Hubert

Criadas em 1847, as Galeries Royales Saint-Hubert foram as primeiras galerias comerciais da Europa! Em seu interior há um conjunto de lojas com vitrines luxuosas e restaurantes reunidos sob um belíssimo teto de vidro arcado. Vale a pena passar por lá, nem que seja apenas para apreciar as exuberantes vitrines!

04. Jeanekke Pis

Depois do inexplicável sucesso do Manneken Pis, em 1987, resolveram construir uma versão feminina do mascote, com 50cm de altura, de uma menina fazendo xixi em uma bacia. Ela está localizada perto da cervejaria Delirium, uma das mais populares da Bélgica, que entrou no Guiness Book por disponibilizar mais de 2 mil rótulos de cerveja. Se você é um apreciador da bebida, não deixe de conferir esse local que, apesar de bem turístico, é muito bacana! Só não se esqueça de beber com moderação, pois as cervejas belgas são bem mais fortes que as vendidas no Brasil!


05. Catedral de São Miguel e Santa Gudula

Construída no século XI ao longo de 300 anos e elevada à condição de catedral em 1962, ela é a maior e mais importante igreja da cidade. Sua grandiosa fachada em estilo gótico mede 114 metros e as duas torres têm uma altura de 64m. É lá que ocorrem os casamentos e funerais da família real, havendo algumas fotos da monarquia em seu interior.


06. Brussels Park

Parque real onde os Duques de Brabante, durante a época medieval, costumavam caçar. Somente, em 1770, a zona foi renovada para adquirir o aspecto que tem hoje em dia, com diversas estátuas e uma fonte. É um parque simples, mas muito agradável e bastante utilizado pelos belgas para a prática de exercícios e para pausas relaxantes durante o dia!

07. Parlamento Europeu

Bruxelas é uma das três cidades que abriga prédios do Parlamento Europeu. Lá, é possível visitar gratuitamente o Planetarium, um centro de visitantes com exposições interativas que conta a história desde o surgimento do bloco até os desafios enfrentados nos dias de hoje. Além disso, os visitantes podem fazer tours no Hemiciclo, uma sala com capacidade para até 751 deputados do Parlamento Europeu, que é utilizada para sessões de debates e votações históricas.

08. Palácio Royal de Bruxelas

Apesar de a família real não residir no palácio há mais de um século, o Palácio Real continua sendo a sede oficial da monarquia belga. É lá que são realizadas reuniões do Chefe de Estado e que estão instalados alguns ministérios, salas de reuniões oficiais e salas para os chefes de estado convidados. Ele pode ser visitado gratuitamente durante o verão.


09. Mont des Arts

No final do século XIX, o rei Leopoldo II teve a idéia de converter a colina em um Mont des Arts. Após a demolição dos antigos edifícios, o local ficou vazio por falta de recursos. Para dar à região um aspecto melhor durante a Exposição Universal, realizada em Bruxelas em 1910, o rei ordenou ao paisagista Pierre Vacherot a concepção de um jardim “temporário” na colina. Mas o local ficou tão bonito e fez tanto sucesso que, até hoje, proporciona uma das melhores vistas de Bruxelas.


Mont des Arts

10. Atomium

Construído para ser o pavilhão principal da Exposição Mundial de 1958, o Atomium fez tanto sucesso que ele se manteve no local até hoje. Ao contrário do que o nome indica, ele possui a forma de uma célula unitária de cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Dentro da estrutura, de 102 metros de altura, é possível visitar 6 das 9 esferas de 18m de diâmetro cada, que apresentam exposições sobre a construção da estrutura e proporcionam uma visão 360º da cidade. Há inclusive um restaurante em uma das esferas.


Fizemos esse roteiro todo a pé e com a nossa bebê de 13 meses à época! Só pegamos metrô para ir e voltar ao Atomium (linha 1 ou 5 da Gare Centrale combinada com a linha 6 até Heysel) e depois voltamos para a mesma estação para curtir mais um pouco da Grand Place!

Fotos: Arquivo pessoal.

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page