Passo a passo para tirar o visto americano
- Lorena Mendes
- 7 de jun. de 2016
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Apesar de o governo americano já ter declarado a possibilidade de incluir o Brasil em seu programa de isenção de vistos, há alguns pontos exigidos pelos Estados Unidos, como a interação entre os dois sistemas de controle de imigração dos países, que ainda dependem de uma posição do governo brasileiro.

Por isso, enquanto a isenção do visto não sai, vamos dar o passo a passo para você tirar o visto de turismo americano. Confira:
01. Documentos e informações necessárias
Antes de qualquer coisa, é preciso separar a documentação que você vai precisar para preencher o formulário. Tenha em mãos seu passaporte atual (que deve estar válido por mais seis meses); informações sobre o antigo visto e suas últimas viagens aos EUA; informações sobre seu trabalho atual ou currículo escolar; e dados sobre a próxima viagem.
02. Formulário
Com a documentação em mãos, é preciso preencher o formulário de solicitação DS-160. Ele está disponível no site do Departamento de Estado americano. As perguntas estão em inglês, mas se você posicionar o cursor sobre o texto ele mostra a versão traduzida para o português. Preencha com atenção, pois ele não pode conter erros ou rasuras, só pode ser preenchido online, e é responsável por 60% dos casos em que o visto é negado. Além das perguntas pessoais, profissionais, sobre a última e próxima viagem aos EUA, você também terá que informar o tipo de visto que deseja. O visto de turista é o B2. Note que o formulário é longo e, às vezes, a pessoa demora tanto a responder às perguntas que ele acaba “expirando”. Para aproveitar tudo que você já respondeu, é preciso anotar o número do "Application ID" que aparece em cima e à direita da página e ir salvando as informações a cada passo. Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação, que é o documento oficial da solicitação do Visto Americano.
03. Agendamento da entrevista
Com o formulário DS-160 já preenchido, o agendamento da entrevista pode ser feito por esse site aqui clicando em "apply". Famílias com até dez integrantes podem marcar a entrevista para o mesmo horário e o pagamento de todos pode ser feito de uma só vez, mas cada membro deve ter preenchido seu próprio formulário DS-160, pois além do número do passaporte, também será pedido o número do "Application ID" de cada um. Em alguns casos, será necessário ir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) antes de ir ao Consulado para a entrevista. Nesses casos, na hora do agendamento, o sistema irá fornecer as datas disponíveis nos dois locais. Note que, a agenda do Consulado aparece em cima e deve ser preenchida antes da agenda do CASV, que aparece embaixo. No entanto, a data de comparecimento ao CASV deve ser anterior à data da entrevista no Consulado e elas não podem ser no mesmo dia! É contraditório, eu sei, mas se você preencher a entrevista do Consulado para uma data muito próxima, verá que nenhuma data disponível irá aparecer para a visita ao CASV.
04. Pagamento da taxa
Durante o agendamento será cobrada a taxa de emissão do visto que é de 160 dólares para o visto de turismo e já inclui o envio do passaporte com o visto para o endereço a ser informado. Ela pode ser paga com cartão de crédito ou por meio de boleto bancário. É imprescindível guardar o recibo de pagamento para programar o agendamento.
05. Fotografia e impressões digitais
Antes da entrevista no consulado, algumas pessoas precisam visitar o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), onde são tiradas as fotos e coletadas as digitais. É importante levar o recibo de pagamento da taxa, o passaporte válido e passaportes anteriores, além da confirmação do formulário DS-160. Solicitantes com mais de 66 anos ou menos de 15 estão isentos da coleta de impressões digitais. Nesses casos, o próprio solicitante ou seus representantes deverão entregar, além dos outros documentos, uma fotografia 5X7 no CASV. Uma dica importante é ir sem bolsas ou mochilas, pois não será permitido entrar com elas no recinto (também não pode iPad ou computadores). Caso você não tenha opção, poderá alugar um guarda-volumes por lá.
06. Entrevista
No dia agendado para a entrevista, você deve comparecer ao local indicado com todos aqueles documentos (passaporte válido, passaportes anteriores e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160). Se possível, leve também outros documentos que demonstrem suas condições financeiras e evidenciem seu vínculo com o Brasil, pois eles podem ajudar a obter o visto. De regra, assim como ocorre com a visita ao CASV, maiores de 66 e menores de 15 anos são dispensados da entrevista. Aqueles que pedem renovação de visto vencido há menos de quatro anos também são dispensados da entrevista. No entanto, em qualquer desses casos, a embaixada ou consulado pode convocar as pessoas para entrevista caso julgue necessário.
07. Entrega
Feita a entrevista, basta aguardar o envio do passaporte com o visto, que tem validade de 10 anos, para o endereço residencial ou comercial informado no momento do agendamento. É possível, também, que você tenha optado por retirar o documento diretamente no CASV. Nesse caso, um e-mail será enviado a você com o número de rastreamento da entrega. Através dele você poderá acompanhar o andamento da entrega, que geralmente demora de dois a sete dias úteis após o dia da entrevista.
Agora que você já tem o visto americano, basta fazer as malas e aproveitar a viagem aos EUA!!!
Fotos: Google Images
Comments