top of page

O que fazer na capital argentina?

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 12 de jan. de 2016
  • 5 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


Buenos Aires é uma daquelas cidades que você se apaixona de primeira e gosta ainda mais depois que já não precisa mais fazer (apenas) o circuito turístico! Não é à toa que a maioria das pessoas acaba voltando lá vez ou outra! A cidade é realmente encantadora e ainda conta com fatores que facilitam a viagem, como a proximidade e a facilidade de voos pelas companhias aéreas. Então, se você vai visitar Buenos Aires pela primeira vez ou quer apenas algumas dicas pra incrementar sua próxima viagem, aqui vão elas!

Apesar de ser uma cidade grande e com vários atrativos espalhados, é possível visitar os principais pontos turísticos da capital portenha em três ou quatro dias. Fazer um city tour ou um percurso no hop-on hop-off no primeiro dia às vezes é uma boa maneira de ter uma noção geral da cidade e, até mesmo, de incluir ou retirar algum passeio que estava ou não previsto no roteiro!!

Mas dá tranquilamente pra conhecer a cidade por conta própria, e a melhor maneira de fazer isso é (como sempre) a pé! Isto é, você vai do seu hotel ao bairro a ser visitado de metrô ou táxi e, uma vez lá, explora (e admira) o local com as próprias canelas!! Lembre-se de que o metrô de Buenos Aires (subte), apesar de barato e eficiente, é um dos mais antigos do mundo e deve ser evitado nos horários de pico por ficar bem lotado. Em compensação, o táxi não é caro, mas deve ser solicitado por radiotáxi (ou easy taxi) para evitar transtornos desagradáveis como troco em nota falsa (reclamação muito comum dos turistas que vão a Buenos Aires).

A sugestão é, no primeiro dia, conhecer o Centro. Dividindo-o em três regiões (Plaza de Mayo, Av. 9 de Julio e Retiro), é possível visitá-lo em um único dia sem necessidade de pegar táxi ou metrô por lá. O ponto de partida pode ser qualquer uma das três regiões, não precisa seguir essa ordem! Você pode começar da que fica mais próxima do seu hotel, por exemplo!


Av. 9 de Julio | Jul/2007

1. Plaza de Mayo: é o coração político de Buenos Aires onde estão localizados a Casa Rosada (sede da Presidência Argentina), a Catedral Metropolitana (local em que se encontram os restos mortais do General San Martín), e o Café Tortoni (tradicional confeitaria onde também há apresentação de shows de tango);

2. Av. 9 de Julio: principal avenida de Buenos Aires, onde é possível ver o Obelisco (no cruzamento com a Av. Corrientes) e o famoso Teatro Colón, que possui visita guiada para quem deseja conhecer o interior do teatro sem assistir a nenhum espetáculo; e 3. Retiro: região mais voltada para compras que engloba a Calle Florida, rua de pedestres com comércio e galerias voltados para turistas, e as Galerias Pacífico, cujas paredes e cúpulas são uma atração à parte de tão lindas.


Casa Rosada | Jul/2007

Se tiver pique, vá à Puerto Madero no final do dia. A região de antigos armazéns portuários foi revitalizada e, atualmente, abriga vários restaurantes e o cassino flutuante. Caminhar pelo calçadão à beira do Rio Darsena é um belo passeio a ser feito no fim de tarde! Se não tiver pique pra andar pelos seus 4km de extensão, concentre-se no trecho entre a calle Tucumán e av. Belgrano, pois é lá que se encontram a maioria dos restaurantes e também a Ponte de la Mujer e o museu náutico instalado na Fragata Sarmiento.


Ponte de la Mujer | Jul/2007

No segundo dia, pela manhã, visite o bairro La Boca. Comece andando por Caminito, rua cujas casas têm as paredes pintadas de diferentes cores e já se tornou uma rua-museu enfestada de turistas.


Caminito | Jul/2007

Após, vá ao estádio do Clube Atlético Boca Juniors, o Estadio Alberto J. Armando (ou simplesmente La Bombonera), que oferece tours guiados e acesso ao Museo de La Pasion Boquense. Dali, vá de táxi até San Telmo, onde, aos domingos, é organizada a Feira de San Telmo na Plaza Dorrego para comercialização de antiguidades. Na praça, também há bares e cafés, assim como alguns restaurantes ao longo da calle Defensa (que fica fechada ao trânsito de veículos aos domingos).


La Bombonera | Jul/2007

À noite, vá assistir a um show de tango. Eu não fui e me arrependi… Não é preciso encarar aqueles shows mega turísticos com jantar etc. Algumas casas oferecem só o show sem necessidade de ter que comer no local. Mas há casas com pacotes bem interessantes pra um programa completo! A diferença, além do preço que varia bastante, também é percebida no tipo de show a ser apresentado. Alguns são bem tradicionais; outros, turísticos ao máximo. O Señor Tango, assim como o Tango Porteño, o Madero Tango e o Café Tortoni são os mais procurados pelos turistas. Mas se você não se contenta em apenas assistir ao show, procure pelas milongas (uma espécie de gafieira pro tango). Nelas é possível dançar à vontade!!

O terceiro dia pode ser dividido entre os bairros da Recoleta e Palermo. O cemitério, um dos pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires pelo simples fato de lá estarem enterradas algumas personalidades, como o General Alvear e Evita Perón, encontra-se na Recoleta. Por lá, encontra-se o Museu Nacional de Belas Artes onde, além de obras de artistas locais, também é possível conferir quadros de Monet, Van Gogh e Picasso. Quem gosta de compras, pode visitar ainda o Buenos Aires Design, voltado para artigos de casa e decoração, o Pátio Bullrich, primeiro shopping de Buenos Aires e atualmente voltado para os fashionistas, e a Av. Santa Fé que, entre a Av. 9 de Julio e a Av. Coronel Díaz, possui várias lojas com preços mais em conta que na Calle Florida.


Recoleta | Jul/2007 (nevando!)​

Já em Palermo, as atrações são o Jardim Japonês e o Rosedal. Há quem diga que o Jardim Japonês de Buenos Aires é o maior fora do Japão. Nele, há um restaurante de culinária japonesa, um mirante e algumas lojinhas de artesanato. Já o Rosedal, outro parque indicado para visita, possui um lago, onde é possível andar de pedalinho ou apenas apreciar a bela vista através da ponte que há no local.

Pronto! Agora você já conheceu o pacote básico turistão de Buenos Aires! Se você vai ficar mais tempo por lá, pode aproveitar os outros dias pra passear pelo Rio Tigre, visitar Montevidéu ou ir ao Zoo Luján, onde a maioria dos animais ficam soltos e é possível se aproximar de elefantes e entrar na jaula de tigres e leões por exemplo (há quem diga que os animais lá são dopados, mas não se sabe ao certo…).

Fotos: Arquivo pessoal.

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page