top of page

O que fazer em Ouro Preto

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 23 de fev. de 2016
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


​A apenas 1:30h de Belo Horizonte, Ouro Preto é uma ótima opção de “bate-volta” pra quando se estiver visitando a capital mineira. Dá pra sair depois do café sem necessidade de madrugar pra conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Mas, se você tiver mais tempo, vale a pena passar uma noite na cidade.

Famosa por sua arquitetura colonial, não é à toa que a cidade de Ouro Preto possui título de Patrimônio da Humanidade. A antiga cidade de Vila Rica, que já foi capital mineira sob o título de Imperial Cidade, abriga entre suas ladeiras de paralelepípedo diversas igrejas e museus que guardam histórias dos séculos 17 e 18 - época da pujança das minas e da Inconfidência Mineira.


Há vários passeios interessantes a serem feitos por lá e aqui vão alguns que não podem ficar de fora da sua lista.

1. Praça Tiradentes

Localizada no centro da cidade, a Praça Tiradentes foi o local onde a cabeça do mártir da Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier, foi exposta em 1792, a Praça Tiradentes tornou-se marco histórico de Ouro Preto. Nela estão o Museu da Inconfidência, a Estátua de Tiradentes e a Câmara de Vereadores do Município.


2. Museu da Inconfidência

Um dos principais museus de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência, instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, na Praça Tiradentes, abriga os restos mortais de 16 inconfidentes, as supostas traves de madeira da forca de Tiradentes, além do livro original com a declaração de sua condenação. O passeio é muito interessante e, quem desejar se aprofundar nas informações, pode alugar um áudio guia para saber mais sobre as peças em exposição.


La Une Travel

3. Igreja de São Francisco de Assis

Localizada nas proximidades da Praça Tiradentes, em frente à Feira de Artesanato, a Igreja de São Francisco de Assis foi projetada por Aleijadinho e possui em seu interior grande parte das esculturas assinadas por ele. Pela sua relevância, a Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, em 2009, classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo.


4. Casa de Contos

A antiga casa de pesagem e fundição do ouro foi o local onde o minério era transformado em barra e cunhado com o brasão do Império. Na época, quando da devolução ao proprietário, um quinto do valor era descontado na forma de impostos – o que originou a expressão “quinto dos infernos”. O lugar serviu ainda de esconderijo para os membros da Inconfidência Mineira e, durante a repressão, a casa serviu para acomodar as tropas do vice-rei, e de prisão para os inconfidentes com elevados títulos sociais. O museu é bem legal e conta a história da moeda no Brasil até os dias atuais.


5. Mina de Ouro

Há várias minas de ouro a serem visitadas em Ouro Preto. A mais acessível é a Mina de Chico Rei, uma das maiores do estado, com 1.500 metros de extensão. A mina foi desativada em 1888 e, atualmente, a visita é permitida em apenas algumas galerias que totalizam cerca de 300 metros.

Outra mina bastante indicada é a Mina da Passagem, maior mina de ouro aberta a visitação do mundo, na qual os 315 primeiros metros são feitos em um troller (carrinho de mineração) que chega a 120m de profundidade onde se vê um belo lago natural.


6. Trem da Vale

O passeio de maria-fumaça feito no Trem da Vale liga a cidade de Ouro Preto a Mariana, a mais antiga cidade de Minas Gerais. A tradicional locomotiva a vapor percorre um trecho de aproximadamente 18 quilômetros e passa pelas estações de Vitorino Dias e Passagem de Mariana durante a viagem que dura aproximadamente uma hora. O trem é composto por uma locomotiva a vapor, uma a diesel e cinco vagões de passageiros, sendo quatro com laterais em madeira e um panorâmico que permite, por meio da sua estrutura transparente, a visualização completa das belas paisagens típicas de Minas Gerais, formadas por cachoeiras e montanhas.


7. Feira de Artesanato

A tradicional feira de artesanato em pedra-sabão tornou-se famosa entre turistas por oferecer lembranças da terra de Aleijadinho, que fazia muitas de duas obras nesse tipo de pedra.


8. O Passo Pizza Jazz

No quesito Comer & Beber, o Passo Pizza Jazz é a grande indicação de Ouro Preto. Comida excelente, ambiente super agradável e quase parada obrigatória dos visitantes da cidade. O local possui varandas no piso inferior e superior, além de um jardim muito agradável. Destaque especial para o cardápio de sobremesas, que são deliciosas. Aos finais de semana, há música ao vivo, o que torna o clima ainda mais charmoso.

Pra finalizar, vale a pena seguir só mais algumas dicas durante a visita à cidade:

- Use sapatos confortáveis e, se possível, antiderrapantes. As ruas, com suas várias subidas e descidas, são de paralelepípedo e escorregam bastante;

- Mesmo no verão, vale a pena levar um casaquinho pra noite, pois quase sempre esfria;

- A maioria das igrejas cobra ingresso pra entrar e não permite tirar fotografias em seu interior.

Fotos: Arquivo pessoal

Commentaires


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page