top of page

Olimpíada Rio 2016 | Trânsito

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 29 de jul. de 2016
  • 3 min de leitura


Olimpíada Rio 2016

Foto: Site Oficial Rio 2016

Desde o dia 25 de julho que os cariocas estão sentindo os efeitos das alterações feitas no trânsito em virtude das Olimpíadas, e as mudanças estão exigindo paciência olímpica dos moradores e trabalhadores do Rio de Janeiro.

Assim, além do aumento natural do número de veículos em circulação, em virtude do maior número de pessoas transitando pela cidade, cariocas e moradores das cidades próximas ainda estão tendo que conviver com o impacto das Faixas Olímpicas, que afetaram significativamente o trânsito em algumas das principais vias da cidade, nas quais haverá faixas de uso exclusivo, dedicado ou compartilhado. São elas a Avenida das Américas, a Transolímpica, a Linha Amarela, a orla da Zona Sul, a Avenida Presidente Vargas, a Avenida Rodrigues Alves, a Linha Vermelha e a Avenida Brasil. Ao total, serão 21 faixas olímpicas, em um total de 260 km, sendo 164km de vias exclusivas.


Tips4Trips.in

Foto: Site Prefeitura do Rio de Janeiro

Segundo a Prefeitura e o Comitê Rio 2016, as grandes mudanças foram necessárias por causa dos deslocamentos das delegações e da movimentação dos turistas que virão assistir às competições. Ciente do transtorno causado no trânsito, o Prefeito do Rio pediu paciência e compreensão aos cariocas, pois serão dias de algum transtorno, mas que valerão a pena frente à grandiosidade do evento olímpico. Confira alguns números:


Tips4Trips.in

Foto: Cartilha Rio 2016

E não é só no transporte terrestre que o impacto está sendo sentido. Os aeroportos do Rio também estão vivendo um certo caos, em virtude do uso de um dispositivo que utiliza o banco de dados da Polícia Internacional (Interpol) para identificar se a situação do passageiro é regular ou não. A medida, que é ótima para a segurança, não veio acompanhada da estrutura necessária para que o serviço ao usuário dos aeroportos fosse satisfatório. A consequência do procedimento mais rigoroso de fiscalização tem sido longas filas para embarque e desembarque, o que fez com que alguns passageiros, desconhecedores do novo sistema, perdessem voos por ficarem “presos” nas filas dentro do próprio aeroporto.


Foto: Site G1

Em comunicado oficial, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou "o incômodo observado em alguns terminais" e pediu – mais uma vez – a compreensão dos passageiros. Além disso, a ANAC também anunciou as seguintes mudanças: revista física, a que estão sujeitos todos os passageiros; retirada de notebooks de bolsas, mochilas e malas (que antes ocorria apenas em voos internacionais); e abertura de bagagem que poderá ser solicitada no momento da passagem pelo equipamento de raios X.

A recomendação, agora, é que os usuários do transporte aéreo cheguem ao aeroporto com 3 horas de antecedência para voos nacionais e 5 horas antes para voos internacionais.

Para reduzir o impacto negativo entre os brasileiros, a Prefeitura decretou feriado em três dias nos quais a cidade vai parar em virtude da cerimônia de abertura (5 de agosto); das provas de triatlo (18 de agosto); e da volta para casa dos visitantes (22 de agosto). Além disso, algumas outras medidas também foram adotadas no intuito de reduzir o deslocamento durante as Olimpíadas, como o home office, o rodízio de servidores públicos, a alteração no turno de trabalho, a mudança no período de férias das escolas públicas e, claro, o incentivo do uso das bicicletas (veja nosso post sobre o Bike Rio).


Foto: Cartilha Rio 2016

 
 
 

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page