O que fazer em Bento Gonçalves | RS
- Lorena Mendes
- 24 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2020
Conhecida por ser a "capital brasileira dos vinhos", Bento Gonçalves é uma cidade que deve entrar para o seu roteiro quando for ao Rio Grande do Sul. Ela fica a 2h de Gramado e de Porto Alegre. Então pode entrar como bate-volta na sua visita a qualquer uma dessas cidades. Ou então, você pode fazer uma triangulação entre as três. Foi exatamente o que eu fiz!
Ficamos dois dias na cidade e não foi suficiente para conhecer tudo. Conseguimos visitar duas vinícolas e outras duas atrações turísticas. Mas já valeu super a pena!
O principal atrativo da cidade é, sem dúvida, o Vale dos Vinhedos que, com orgulho, é definido por eles como o "legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha em 1875". Há diversas vinícolas por lá (mais de 30), desde familiares a algumas de renome internacional, e quase todas são abertas à visitação.
Eu visitei a Miolo e a Casa Valduga, e super recomendo as duas. Na Casa Valduga, fizemos a visita guiada com degustação, durante a qual você conhece o processo de elaboração dos vinhos e espumantes. O passeio dura cerca de 1h30 e, ao final, o visitante recebe a taça de recordação. Na Miolo, nós apenas visitamos o complexo que é lindo e possui um Wine Garden, uma espécie de bar a céu aberto localizado entre a casa principal e os vinhedos. Em ambos os casos, o mais recomendado é fazer a reserva da visita com antecedência, pois pode acontecer de não haver mais vaga para o horário em que você chegar (como aconteceu conosco na Miolo).
É um roteiro próximo do centro da cidade no qual o visitante pode conhecer um pouco dos costumes locais, como dialetos próprios, fabricação de produtos artesanais etc. A rota, pela qual há diversos restaurantes, vinícolas e vários casarões de época.
Uma das minhas paradas por lá foi na Casa di Dolci, uma doceria em uma edificação edificação típica italiana onde são fabricados e vendidos diversos doces artesanais, desde geleias a doces "gourmet" como o tradicional e italianíssimo cannoli. O profiteroli e o tiramisu de lá também são maravilhosos. Próximo ao estacionamento ainda é possível apreciar uma linda vista do mirante para a cascata Salto Venâncio. Garanto que o estilo rústico e o excelente atendimento do local vão te encantar.
É uma espécie de fazendinha onde os visitantes podem acompanhar a rotina de uma fazenda de ovelhinhas. Durante a visita, você recebe informação sobre os animais e também a degustação de alguns produtos que são vendidos na Casa da Ovelha (a lojinha que fica bem ao lado).
Eu fui com minha filha e meus sobrinhos quando eles tinham 1 ano e meio mais ou menos. Nem preciso dizer que eles amaram o passeio, né? Começamos vendo os falcões, depois fomos amamentar os cordeirinhos e, por fim, conhecemos dois border collies pastoreiros e muito espertos! No site eles disponibilizam os horários de cada atração pra você se programar!
Vai dormir em Bento Gonçalves? Então não deixe de visitar o restaurante Pizza Entre Vinhos, no Vale dos Vinhedos, e comer uma das melhores pizzas de Bento Gonçalves!!! O lugar é super charmoso, as pizzas são deliciosas e o vinho, nem precisa dizer, né?! Recomendo demais!!!
A cidade ainda oferece outras atrações que eu não consegui fazer como o passeio de Maria Fumaça e o almoço na Casa Vani. Dois bons motivos pra eu voltar lá!!!
Comments