Museu Nacional | Brasília
- Lorena Mendes
- 26 de jun. de 2016
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Na lista sobre o que fazer na Capital Federal, não pode faltar uma visita ao Museu Nacional de Brasília, que é mais uma das obras integrantes do conjunto de monumentos de Brasília que tiveram sues projetos assinados por Oscar Niemeyer.

Em formato de cúpula, o museu tem uma área de quase 15 mil metros quadrados e foi inaugurado com uma exposição sobre a obra de Niemeyer: "Niemeyer & Niemeyer e Brasília – Património da Humanidade" no dia do 99º aniversário do arquiteto.
Localizado na Esplanada dos Ministérios, ele faz parte do Conjunto Cultural da República, um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. Seu interior é dividido em quatro pavimentos: subsolo, piso térreo, piso superior para exposições e mezanino. No pavimento superior está a grande área de exposições com um vão inteiramente livre de cerca de 3 mil m², exclusivamente destinado a realizações de mostras. O museu abre espaço, ainda, para manifestações culturais que ocorrem em sua área externa, que é circundada por três espelhos d’água.
Seu nome, Museu Nacional Honestino Guimarães, foi dado em memória de Honestino Guimarães, um líder estudantil que, em razão de sua militância durante o período da ditadura militar, foi preso por quatro vezes sem nunca ter retornado após a última prisão.
Foto: Arquivo pessoal
Local: Eixo Monumental, Setor Cultural Sul, Brasília/DF
Horário: De terça a domingo, das 9h às 18h30
Ingresso: Gratuito
Informações em: (61) 3325-5220 ou www.cultura.df.gov.br/nossa-cultura/museus/museu-nacional.html
Comments