top of page

Descobrindo Dubai

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 3 de jan. de 2016
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020



Sabe aqueles lugares que você acha que não vai visitar nunca? Parecem caros demais ou sem graça demais? Os Emirados Árabes Unidos eram um desses lugares... Mas que bela surpresa eles proporcionaram!!!

A visita a Dubai é recheada de atrações e faz valer o preço da passagem (que não, não é barata...). A companhia aérea que faz o trecho Brasil / EAU (saindo de São Paulo e Rio de Janeiro e indo para Dubai) é a Emirates. Mas outras companhias oferecem passagem até lá com conexão em vários lugares do mundo. O voo direto do Brasil dura cerca de 14 horas e, a não ser que você vá de executiva ou primeira classe, vai sofrer um bocado na classe econômica até chegar lá (mesmo na Emirates, a econômica não tem nada demais). O fuso horário também não colabora: Brasília UTC -3 e EAU UTC+4. Ou seja, a sensação de tempo perdido na ida é enorme, afinal, lá são sete horas mais tarde que aqui (seis no horário de verão brasileiro). Mas acredite, ao aterrissar em Dubai, a magnitude do aeroporto fará com que todo e qualquer desconforto sofrido durante a viagem seja rapidamente esquecido. É isso mesmo, o aeroporto é magnífico. Enorme, moderno, limpo e organizado. E o impressionismo não se restringe ao aeroporto; continua acompanhando o visitante pelas auto-pistas até chegar à cidade com seus arranha-céus dignos de fotos. O espetáculo continua no contraste entre o deserto, a parte histórica e a modernidade dos prédios desse emirado que, apesar de não ser a capital, é o maior dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos. E o que fazer em Dubai?! Mesmo não sendo muito fã de city tour, achei que o de Dubai foi bom pra dar uma visão geral da cidade e conferir lugares que não seriam visitados sem o passeio. Uma alternativa mais proveitosa é o ônibus estilo hop on / hop off Big Bus Dubai. Com o double deck você pode escolher os locais que deseja descer pra visitar de perto e deixar os menos interessantes pra apreciar do ônibus. Você também pode explorar uma região a pé e subir no ônibus novamente em algum outro ponto da cidade. Os passes valem por 24 ou 48 horas e, com três rotas intercaladas, o Big Bus cobre grande parte dos pontos de interesse dos visitantes.

Mas se você prefere organizar seu próprio roteiro, seguem alguns lugares e passeios que não podem ficar de fora: - O mais interessante e diferente pros brasileiros é fazer o safari pelo deserto em um veículo com tração 4x4. O passeio é uma verdadeira aventura e possui alguns opcionais como café da manhã ou jantar (simples ou de luxo) e parada em acampamento beduíno (onde é possivel passear de camelo, ver falcões de pertinho e assistir a shows com dançarinos locais). Várias empresas oferecem esse passeio!


​​- Subir no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa. Em seu 124º andar se localiza o At The Top - The Burj Khalifa Experience, de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade e apreciar um pôr do sol espetacular. O ingresso deve ser comprado com antecedência pelo site e a entrada é pela Fashion Avenue no Lower Ground do Dubai Mall; - Visitar aos bairros históricos da cidade, Bur Dubai e Deira, onde estão localizados o Museu Dubai, a Grande Mesquita, o Gold Souk e o Spice Souk. Os bairros são cortados pelo canal Creek, que é navegável e pode ser atravessado de uma margem à outra por uma embarcação típica e pitoresca chamada abra.

- Depois da praia, cai bem caminhar pelo Madinat Jumeirah um complexo que abriga um souk e diversas lojas, restaurantes e hotéis construído em torno de um canal artificial onde é possível passear de barco e apreciar o cenário com o Burj Al Arab ao fundo. Nessa região, também é possível visitar a Jumeirah Mosque, a única de Dubai que recebe não-muçulmanos e disponibiliza tour guiado.

- Conhecer a ilha artificial Palm Island e seu resort, Atlantis The Palm. Além do hotel, o complexo reúne restaurantes, lojas e outras opções de lazer disponíveis aos turistas, como um parque aquático e um aquário gigante. Também é possível nadar com golfinhos no Dolphin Bay.

- Caminhar pela Dubai Marina Walk e almoçar em um dos diversos restaurantes existentes no calçadão construído ao longo de um grande canal artificial rodeado por diversos prédios e modernos arranha-céus.

- Assistir ao show das Fontes de Dubai, na área externa do Dubai Mall (que fica ao lado do Burj Khalifa) também é um passeio bem interessante. A apresentação das águas dançantes do lago artificial ocorre todos os dias, a partir das 18h, a cada meia hora. No maior shopping do mundo, onde tudo (ou quase tudo) é superlativo, também é possível ver o maior aquário do mundo, o Dubai Aquarium, e patinar em uma pista de tamanho olímpico, a Dubai Ice Rink.


​​- Fazer um mini cruzeiro no Canal Creek. O passeio com jantar requintado a bordo do Bateaux Dubai é mais que uma simples navegação, mas uma experiência gastronômica incrível que, de quebra, oferece vistas panorâmicas das belezas de Dubai.​

- E se você gosta de neve, não pode deixar de visitar o Mall of the Emirates. Além de ser o segundo maior shopping do mundo, ele abriga uma pista de esqui indoor, o Ski Dubai, que também oferece passeio por um teleférico no meio de muita neve artificial. Por fim, vale a pena passar um dia em Abu Dhabi. A capital dos Emirados Árabes Unidos fica a aproximadamente 2 horas de carro de Dubai e também possui diversos motivos para ser visitada!!!


At the Top

Pôr do sol no Burj Khalifa - At the top.


Bateaux Dubai

Bateaux Dubai - réveillon 2013

Fotos: Arquivo Pessoal

Comentarios


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page