Conhecendo Cozumel
- Lorena Mendes
- 31 de dez. de 2015
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020

Cenário de praias paradisíacas, Cozumel é um lugar fantástico, ótimo para os amantes de mergulho. Além de possuir águas cristalinas e de ótima visibilidade, a ilha abriga a segunda maior barreira de corais do mundo (perdendo apenas para a Grande Barreira Australiana) e, a depender das condições climáticas, chega-se a 70 metros de profundidade no recife Palancar - uma das atrações mais famosas da ilha caribenha. A possibilidade de mergulho em cenotes* também atrai turistas de todo o mundo para esse paraíso em plena Riviera Maia onde, seja de snorkel ou cilindro, mergulhar é sempre uma experiência sensacional!
Mas quem não curte as profundezas oceânicas também não vai se arrepender de conhecer Cozumel. As praias, principalmente as da costa leste, são deslumbrantes e não são tão cheias como as da costa ocidental, onde se localizam a maioria dos beach clubs, com bares, piscinas e serviços de praia. Um deles, o Chankanaab Beach Adventure Park, é bastante frequentado por turistas que passam apenas um ou dois dias em Cozumel. Além de atividades de mergulho, o parque Chankanaab também oferece atrações com golfinhos e a possibilidade de visita a um pequeno sítio arqueológico.
Já as praias do lado oriental da ilha, como a Chen Rio, são perfeitas para quem deseja apenas apreciar a vista e relaxar. Elas possuem grande extensão de areia, o mar um pouco mais agitado e são abastecidas por bares e restaurantes mais rústicos e pitorescos, como o Coconuts, que possui diversos álbuns com fotos de clientes sem a parte de cima do biquíni...
Outro passeio recomendado é a visita ao parque Punta Sur. Localizado no ponto mais ao sul de Cozumel, neste parque estadual há praias e lagoas, além do Farol Celarain, onde do topo tem-se uma visão 360° da ilha. O ingresso de entrada ao parque inclui um passeio de barco em uma das lagoas onde é possível avistar crocodilos, mergulhar com snorkel, navegar de caiaque, ou apenas relaxar em redes à beira da praia. Se for ficar vários dias na ilha, reserve ao menos um para passar na Punta Sur.
E se você não é adepto do mergulho, mas quer conhecer tanto as praias quanto o fundo do mar, a solução é passear de submarino! A empresa que oferece o passeio (Atlantis Submarines) afirma que ele desce a até 30 metros e tem janelas individuais pra ninguém perder a viagem! rs
O acesso à ilha de Cozumel pode ser feito por cruzeiro, avião (a cidade possui aeroporto internacional) ou ferry. Se o seu voo pousa em Cancún, você terá que se deslocar até Playa del Carmen (o onibus da Ado sai do aeroporto e para pertinho do porto de Playa del Carmen) e pegar um dos ferries até a ilha com a Ultramar ou a Mexico Water Jets. As duas prometem wi-fi e serviço de venda de água e snacks a bordo. O serviço e o preço são bem similares.
Em relação à hospedagem em Cozumel, há quem prefira ficar em um dos diversos hotéis estilo all inclusive e aproveitar as facilidades oferecidas pelo resort. Mas se o objetivo for explorar a ilha, recomenda-se se hospedar nas proximidades do porto, conhecer o centro da ilha a pé e alugar um carro ou scooter apenas para apreciar a costa e visitar suas belas praias que, inclusive, já serviram de paisagem para competições do Iron Man (triatlhon) e do Gran Fondo Nova York (ciclismo).
Foto: Arquivo pessoal.
* Os cenotes são espécies de cavernas ou grutas cheios de águas da chuva, formando belos poços de água cristalina.
Comentarios