Colômbia | O que saber
- Lorena Mendes
- 6 de abr. de 2016
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020

É fato que a Colômbia tem se tornado um destino cada vez mais procurado por turistas, inclusive brasileiros, que se encantam com suas riquezas naturais, formadas pelas belas praias caribenhas e pela maior floresta tropical do mundo. Além disso, a Colômbia guarda com carinho suas heranças históricas que, assim como a cultura do país, estão sempre presentes e muito bem cuidadas.
Sua capital é uma das cidades mais agitadas, com mais de sete milhões de habitantes. Localizada a mais de 2600 metros de altitude, Bogotá é considerada, atualmente, uma das metrópoles latino-americanas mais interessantes a serem visitadas.
No litoral, a cidade de Cartagena se destaca como um dos mais bonitos e concorridos destinos turísticos de toda a Colômbia. Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, a cidade é famosa por suas belas ilhas e praias, assim como por seu centro histórico amuralhado e suas casas coloniais floridas.

Pôr do sol no Café del Mar, Cartagena
A ilha de San Andres, localizada a 720 quilômetros da costa colombiana, também tem sido bastante procurada pelos turistas em virtude de seu mar de "sete cores", suas paisagens paradisíacas e da tranquilidade que proporciona aos seus visitantes - coisa rara em outros destinos litorâneos. O local ainda se destaca por ser um destino interessante para compras, pois a ilha desfruta da condição de zona franca, ou seja, livre de impostos.
Se você pensa em visitar a Colômbia, não deixe de conferir as seguintes informações abaixo para organizar melhor sua viagem:
Língua | A língua oficial do país é o Espanhol, mas no roteiro turístico, o inglês também é bastante utilizado, assim como o “portunhol” que, pra quem não fala espanhol, se resume a: eles achando que falam/entendem português e você achando que fala/entende espanhol… rs
Moeda | A moeda local é o Peso Colombiano, identificado pela sigla COP. No país circulam notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000 e 50.000; e moedas de 50, 100, 200, 500 e 1.000 pesos colombianos.
Câmbio | No Brasil não é toda casa de câmbio que possui pesos colombianos, então quem deseja trocar dólar ou real por pesos colombianos deverá fazê-lo na Colômbia. A conversão de real por pesos colombianos no aeroporto de Bogotá estava melhor do que no aeroporto de Cartagena. Opte sempre por casas de câmbio oficiais para não correr o risco de receber notas falsas no “bolo” de notas que irá receber. E, claro, sempre desconfie de taxas muito vantajosas. No aeroporto é sempre mais seguro e há várias placas indicando os locais em que se encontram as casas de câmbio.
Saque internacional | Não é todo mundo que possui o hábito de sacar dinheiro em caixas automáticos no destino internacional. Eu mesma não tinha, mas na viagem à Colômbia fiquei impressionada com a vantagem dessa prática. Para encontrar os caixas eletrônicos, basta seguir as indicações dos ATM. Falei mais sobre saque internacional aqui!
Visto | A Colômbia não exige visto ou imposto de permanência para brasileiros que permanecem no país por até 60 dias. Nesse caso, você deverá solicitar a isenção do pagamento nos balcões da Aerocivil, nos aeroportos internacionais, antes do procedimento de check in. Se o imposto de saída já tiver sido cobrado na passagem, mesmo para permanência inferior a 60 dias, será necessário solicitar o reembolso à companhia aérea. Se a sua viagem superar esse período, você deverá pagar o imposto de saída ao deixar o país (entre USD$ 38 e USD$ 68.000). O pagamento é feito diretamente em um dos postos de imigração. Documentos | Por ser um país associado ao Mercosul, além do passaporte válido, é possível entrar na Colômbia com identidade emitida há menos de 10 anos. Vacina | Não há nenhuma vacina obrigatória para entrada na Colômbia, sendo dispensável a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação. Recomenda-se apenas as vacinas contra malária e febre amarela no caso de visita às zonas da selva amazônica.
Fuso horário | A Colômbia está a -5 GMT, enquanto Brasília está a -3 GMT. Ou seja, o seu destino está duas horas atrasado em relação ao horário de Brasília. Voltagem | Exceção à maioria dos países da América do Sul, que utilizam 220 volts, a Colômbia adota 120 volts como regra e possui tomadas do modelo A (dois pinos retos).
Emergência | A Polícia Colombiana, assim como os Bombeiros e a Defesa Civil podem ser acionadas através do número 123 ou 911. Consulado | O Consulado Brasileiro na Colômbia está localizado no Calle 93 # 14-20, Piso 8, Apartado, Aéreo 90540, Bogotá.
Fotos: Arquivo pessoal.
Comments