top of page

Carnaval sem marchinha, pode?!

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 1 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura


Tips4Trips.in

Não é de hoje que os bloquinhos têm tomado as ruas de várias cidades brasileiras durante a época de carnaval. No Rio de Janeiro, por exemplo, os blocos de rua são tão esperados que lotam a Cidade Maravilhosa antes, durante e após o carnaval! Mas esse ano, o que está ocupando mesmo as ruas é uma grande polêmica envolvendo as marchinhas de carnaval e o "politicamente correto".

Afinal, pode carnaval sem as tradicionais marchinhas?! Por outro lado, será que ainda há espaço para músicas supostamente preconceituosas em um país que investe cada vez mais no combate à discriminação?!

Em meio à polêmica, marchinhas como “Maria Sapatão” e “O teu cabelo não nega” não serão mais tocadas em alguns blocos do Rio de Janeiro como forma de protesto por serem consideradas machistas e preconceituosas.

Mas a questão não é unânime. Ainda há blocos afirmando que as marchinhas são antigas, tradicionais e que foram escritas em um contexto sem preconceitos. Os defensores das marchinhas afirmam, ainda, que na época em que foram escritas não havia temática proibida quando o assunto era carnaval - valia a criatividade e a brincadeira. Segundo eles, o carnaval ficaria muito sem graça se tivesse que se encaixar no "politicamente correto" perdendo a leveza e a brincadeira, que são a sua essência!

Confira a letra de algumas dessas marchinhas consideradas "politicamente incorretas":

1. Cabelereira do Zezé

“Olha a cabeleira do Zezé / será que ele é? / será que ele é? / será que ele é bossa nova? / será que ele é Maomé? / parece que é transviado / mas isso eu não sei se ele é / corta o cabelo dele! / corta o cabelo dele! ”

2. A pipa do vovô

“A pipa do vovô não sobe mais / a pipa do vovô não sobe mais / apesar de fazer muita força / o vovô foi passado pra trás”

3. Maria Sapatão

“Maria Sapatão, Sapatão, Sapatão / de dia é Maria, de noite é João”

4. O teu cabelo não nega

“O teu cabelo não nega mulata / porque és mulata na cor / mas, como a cor não pega, mulata / mulata, eu quero o teu amor”

------------------------------------------

Saiba mais sobre o Carnaval do Rio aqui

------------------------------------------


 
 
 

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page