top of page

Bogotá | O que fazer

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 2 de mai. de 2016
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


Bogotá é realmente uma cidade muito interessante. Por ser a maior cidade da Colômbia e a quarta mais populosa da América do Sul, pode-se dizer que é possível encontrar de tudo por lá: história, cultura, compras, gastronomia e bons passeios!!! E se até pouco tempo a cidade era considerada perigosa para turistas, atualmente a sensação de segurança paira por lá. Há guardas fardados em quase todas as esquinas e, segundo os próprios colombianos, essa tranquilidade foi alcançada graças ao Presidente Uribe.

Se você dispõe de três ou quatro dias por lá, vai conseguir ver tudo com calma e tranquilidade!!! Mas se Bogotá é apenas uma escala para algum destino paradisíaco do litoral colombiano, como Cartagena ou San Andres, não se preocupe!!! Organizando bem a viagem, você consegue ver o melhor de Bogotá em apenas dois dias!!!

As principais atrações turísticas da capital colombiana podem ser divididas em três partes: Centro Histórico, Cerro Monserrate e Catedral de Sal de Zipaquirá. Se você dispõe de apenas dois dias por lá, você pode visitar o Cerro Monserrate e o Centro Histórico em um dia e deixar a Catedral de Sal para o outro, pois a cidade de Zipaquirá fica a 45km de Bogotá.

Além de ser um excelente local para apreciar a cidade, é no Cerro Monserrate que se encontra o Santuário del Señor Caído de Monserrate. A fundação do Santuário foi em 1640 e, atualmente, o local é um dos pontos mais visitados de Bogotá. O topo da grande montanha está a 3.100m de altitude e possibilita ao turista ter uma visão completa da cidade. Além do mirante e do Santuário, lá ainda há uma feirinha de artesanato e dois restaurantes, o Casa San Isidro e Casa Santa Clara (que estavam fechados quando eu fui...).

O acesso ao cerro pode ser feito a pé através de uma trilha (o que só é recomendado para quem está acostumado com a altitude), por um teleférico ou funicular. O preço é do bilhete para o teleférico ou funicular é o mesmo ($ 18.000 COP ida e volta), só muda o tamanho da fila e os horários (de segunda a sábado, o teleférico só funciona de tarde). Dependendo do dia e horário que você for, é possível subir de funicular e descer de teleférico!!!

Ao chegar lá em cima, o turista se depara com uma espécie de Via Crucis que leva até a Igreja existente lá em cima. Pelo caminho, há várias esculturas representando as 14 estações percorridas por Jesus até o monte Calvário. A Igreja fica aberta para visitação e nela são realizadas algumas missas durante o dia.

1. Funicular || 2. Altitude || 3. Feirinha || 4. Vista de Bogotá || 5. Via Crucis || 6. Igreja

Centro Histórico

Pertinho do Cerro Monserrate fica o Centro Histórico de Bogotá, bairro da Candelária. Lá estão localizados os principais museus da cidade, a Catedral de Bogotá e também o centro cívico, com alguns dos órgãos mais importantes da cidade e do país. O bairro é famoso pelas casas antigas, que lembram a época da colonização espanhola, e pelas pequenas e apertadas ruelas de paralelepípedo.

Uma prática inusitada e muito recorrente pelo bairro (e acredito que isso ocorra por toda a cidade) são as diversas “barraquinhas” de ambulantes oferecendo ligações de celular por minuto!!! A média de preço na época era de 150 COP o minuto!!! rs

1. Museo del Oro || 2. Museo Botero || 3. Catedral

Se você começou o dia pelo Cerro Monserrate, o ideal é que a próxima parada seja no Museo del Oro. Lá há uma vasta exposição sobre civilizações pré-hispânicas, com um acervo de 34.000 peças de ouro. É interessante fazer a visita guiada para saber mais sobre a exposição. Elas ocorrem às terças, sextas e sábados, às 11am e 4pm. Além disso, às terças e sábados há uma visita temática às 3pm.

Plaza de Bolívar

Em seguida, você pode caminhar até a Plaza de Bolívar, uma praça bem movimentada, onde ficam a Catedral Primada, o Palácio da Justiça, a Corte Constitucional, o Capitólio e também um ponto de informações turísticas, onde você pode agendar um tour guiado gratuito que ocorre diariamente às 10h e às 14h.

Não deixe de observar, na Corte Constitucional, um recado ao povo que diz: Colombianos, as armas lhes deram independência; as leis lhes darão liberdade.

1. Bolívar || 2. Corte Constitucional || 3. Capitólio

Além de ser um ótimo local para uma pausa, o Centro Cultural Gabriel García Marquez abriga uma exposição permanente sobre obras do artista e também exposições temporárias de outros artistas como Picasso, Monet e Chagal. A entrada é gratuita e vale a pena a visita! Quando fui, havia uma exposição temporária de Salvador Dalí no subsolo!!!


La Une Travel

Centro Cultural Gabriel García Marquez

O museu da Casa de Moneda conta um pouco da história do país e expõe obras de arte de vários artistas colombianos, inclusive algumas protegidas por portas de cofres por guardarem peças religiosas originais, feitas com ouro e pedras preciosas. A entrada é gratuita.

Fernando Botero é o pintor colombiano mais famoso e o Museo Botero é o melhor de Bogotá. O local possui um acervo de mais de 180 obras doadas pelo artista, cujo traço característico são as formas volumosas, sendo a deformação um meio de transformar a realidade em arte. O museu ainda abriga obras de Picasso, Renoir, Dalí, Miró e Monet. A entrada é gratuita.

Localizada a cerca de 50km de Bogotá, como o próprio nome indica, a Catedral de Zipaquirá fica dentro de uma mina de sal no povoado de Zipaquirá e, recentemente, foi considerada a maior atração turística da Colômbia. Ela foi inspirada em uma outra catedral feita pelos mineiros que trabalhavam na mina de sal. Como a construção original não era muito segura, construiu-se a catedral atual que se tornou um verdadeiro complexo turístico.

Infelizmente, não deu para ir até lá nessa viagem, mas sem dúvida estará no nosso roteiro quando voltarmos a Bogotá!

Fotos: Arquivo pessoal

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page