Bate-volta em Abu Dhabi
- Lorena Mendes
- 7 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Apesar de (ainda) não ser tão turística quanto a vizinha Dubai, a capital dos Emirados Árabes Unidos tem se esforçado bastante para ser o principal destino dos turistas que visitam a região. Tanto é assim, que o bate-volta a Abu Dhabi, que já era indispensável, está quase se tornado um "bate-fica" de pelo menos dois dias...
Mas se você separou apenas um dia para visitar o emirado, fique tranquilo! Nesse tempo é possível conhecer as principais atrações de lá!!! Para o bate-bolta dar certo, o ideal é alugar um carro*, mas é possível fazer o passeio de táxi também!!! Só não dá pra conhecer tudo a pé… As atrações em Abu Dhabi não são perto umas das outras, então considere gastar um tantinho com o deslocamento por lá também.
O percurso de Dubai até lá é bem tranquilo (150Km - cerca de 1:30h de carro), e logo na chegada o visitante já se depara com o Ferrari World, maior parque indoor do mundo, com museus da Ferrari, lojas, restaurantes e duas montanhas russas. Se o objetivo for curtir as atrações do parque, prepare-se para enfrentar fila em alguma delas, como na Formula Rossa, a montanha-russa mais rápida do mundo (ela atinge 240km/h em menos de 5 segundos)… Seguindo, é possível avistar o Yas Marina Circuit (luxuoso autodromo onde é possível pilotar carros de fórmula 1) e o Yas Viceroy Hotel (construído sobre o circuito), todos eles na Yas Island.
O próximo destino é a Sheikh Zayed Grand Mosque, uma das maiores (e mais lindas) mesquitas do mundo. O local possui capacidade para abrigar 40.000 pessoas no pátio interno. Assim como a Jumeirah Mosque em Dubai, essa mesquita também recebe não-muçulmanos, mas possui um sistema rígido para as visitas. A começar pela entrada: homens e mulheres entram por portas diferentes. Isso porque as mulheres passam por uma espécie de inspeção da vestimenta: se estiverem com pernas ou braços expostos, ou com roupas muito justas, devem colocar a abaia (que é fornecida gratuitamente no local). Os sapatos, obviamente, ficam todos do lado de fora e, dentro da mesquita, o contato entre homens e mulheres deve ser evitado: uma simples "selfie" mais próxima já gerou intervenções com gritos - sim gritos - de "no hugs". Além disso, já ouvi relatos de casal que foi obrigado a apagar a foto porque estavam abraçados… Então é melhor evitar o constrangimento, né?! Mas diferenças culturais e religiosas à parte, o lugar é magnífico. Todo feito de mármore, cristais, ouro e pedras semi-preciosas, a mesquita é simplesmente deslumbrante e vale muito a pena ser visitada.
Dando continuidade ao passeio, você pode optar por conhecer a Corniche Beach e seu calçadão, passar pelo Marina Mall e Heritage Village, e terminar o passeio no Emirates Palace Hotel, ou fazer o circuito inverso. O Emirates Palace é um dos hotéis mais luxuosos de Abu Dhabi e possui o acabamento interior em cristais swarovski e ouro. Aliás, ouro lá não é o problema, eles utilizam até nos quitutes servidos no hotel (dizem que chega a 5kg por ano)! O hotel é um verdadeiro palácio, belíssimo por fora com palmeiras, extensos gramados e fontes que completam o visual das cúpulas e arcos da entrada. A visita é aberta ao público, sem necessidade de reservas ou coisas do tipo. Se alguém lhe perguntar aonde vai, é só dizer que está apenas conhecendo o hotel. A única ressalva é a proibição de tirar fotos em alguns lugares e de permanecer na praia, que é privativa para os hóspedes. E se você está pensando em se hospedar lá, dê uma olhada nesse blog! Achei bem interessante o relato sobre a estadia por lá!!
Já o Heritage Village é a réplica de uma vila que retrata a Abu Dhabi do passado, ante da modernização com a era do petróleo. Lá, o chão é de areia e há tendas de beduínos feitas de palha! Também é possível passear de camelo, adquirir objetos feitos por artesãos tradicionais e até visitar o museu que compõe o cenário. Ele fica próximo do Marina Mall, que é o maior shopping de Abu Dhabi.
Por fim, compensa terminar o passeio na Corniche Beach para ver o pôr do sol. A praia possui um calçadão com quase 6 km de extensão e fica bem em frente a prédios com arquitetura super moderna, gerando um contraste bem interessante a ser apreciado!
Fotos: Arquivo pessoal.
*Para alugar o carro é preciso providenciar uma carteira de motorista internacional. Falarei sobre isso em breve!
Comments