Alugando um carro no Uruguai
- Lorena Mendes
- 9 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
No início de março/2016 fomos para o Uruguai com o objetivo de passar dois dias em Montevidéu e dois dias em Punta del Este. A viagem tinha como objetivo o GFNY Uruguay, que é uma competição ciclística realizada em várias cidades do mundo. Isso quer dizer que viajamos com um mala bike e precisávamos de um carro grande para transportá-lo adequadamente. A melhor opção encontrada por nós foi alugar um carro!
Por mais que isso não seja recomendado pela maioria dos viajantes, sem dúvida, ter um veículo à nossa disposição deixou a viagem bem mais confortável. Em Montevidéu, apesar da existência de um sistema de transporte público eficiente, tivemos muito mais liberdade e flexibilidade para os deslocamentos. Já em Punta del Este, o carro certamente possibilitou passeios que seriam mais custosos e demorados se feitos de ônibus ou táxi.
A pesquisa sobre a melhor locadora de veículos em Montevidéu foi feita com antecedência e acabamos reservando com a Avis, através do RentalCars, por ser a locadora que oferecia os melhores preços para um veículo de categoria média.

A Avis possui um guichê bem na saída do desembarque internacional do Aeroporto de Montevidéu e o processo para a retirada do veículo foi bem rápido. A reserva já havia sido paga através do RentalCars e o pouco tempo que permanecemos no balcão foi apenas preenchendo formulários e conversando sobre a aquisição ou não do seguro. No total, pagamos U$ 163,20 por quatro diárias incluindo: seguro (PLI), impostos locais e quilometragem livre. Como esse PLI não cobre roubo ou danos ao veículo (apenas a terceiros ou propriedade alheia), acabamos optando por fazer também um seguro total (CDW), sem franquia, que resultou em um acréscimo de U$ 34,75/dia. Além disso, contratamos também o condutor adicional por U$ 10,00/dia.

Na época, contratamos o CDW porque não sabíamos que ele era oferecido pelo nosso cartão de crédito... A dúvida acabou rendendo um post só sobre as diferenças entre os seguros oferecidos pelas locadoras de veículo e algumas bandeiras de cartão de crédito! Você pode conferir toda a explicação aqui.
O carro alugado foi um Renault Logan de câmbio manual. O veículo estava em boas condições: o ar condicionado funcionava bem, tinha GPS, e até avisava a hora de passar a marcha! rs O tanque estava cheio e devolvemos também cheio para evitar outros pagamentos na devolução.

Assim como a retirada, a devolução no aeroporto também foi bem rápida. Logo que chegamos no guichê, o rapaz nos acompanhou até o carro (que é retirado e devolvido na frente do aeroporto), verificou se havia alguma avaria aparente, checou o combustível e pronto; devolução feita!
O procedimento, como visto, é bem simples. Mas há alguns detalhes na hora de alugar um veículo no exterior que devem ser observados. Fique atento:
1. A maioria das locadoras exigem que o condutor principal apresente um cartão de crédito em seu nome com saldo suficiente para cobrir o valor da franquia/depósito (que será bloqueado/debitado no cartão para a duração do aluguel). Geralmente, dinheiro e cartão de débito não são aceitos.
2. Todos os condutores do veículo devem apresentar a carteira de habilitação em nome próprio expedida no país de origem e, em alguns casos, também a Permissão Internacional para Dirigir (PID - que só é válida junto à CNH). No Uruguai, a PID somente é necessária se a carteira de habilitação for emitida em alfabeto não romano (como Chinês, Árabe, Japonês e etc).
3. No Uruguai todos os veículos devem transitar com os faróis acesos, mesmo durante o dia, sob pena de multa – o que pareceu ser realmente mais seguro!
4. Em Montevidéu há dois tipos de faixa de pedestres: uma igual à nossa e outra com apenas duas linhas delimitando a área pela qual o pedestre pode atravessar. Pelo que entendi, nas faixas iguais às do Brasil, o pedestre tem a preferência; já nas demais, a preferência é do veículo (algumas, inclusive, possuem placas alertando os pedestres!).
Voltamos da viagem totalmente satisfeitos com o aluguel do carro e o traslado em Montevidéu e Punta del Este e, apesar de essa não ser a primeira opção dos turistas em geral, é uma ótima alternativa para tornar a viagem mais cômoda!!!
Fotos: Google Images
Comments