top of page

Tudo sobre os seguros nas locações de veículos

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 9 de mai. de 2016
  • 4 min de leitura

Você sabe qual a diferença entre os seguros oferecidos pelas locadoras de veículo?! Sabe se ele é igual ao seguro oferecido pelo seu cartão de crédito?! Tudo bem que alugar um veículo não é a primeira opção em termos de transporte para os turistas em geral. De fato, o deslocamento de carro pode, muitas vezes, ser bem mais trabalhoso que a utilização do transporte público, principalmente nas cidades abastecidas por boas linhas de metrô e trem. Mas, em alguns casos, alugar um carro é uma ótima opção: seja pra circular dentro do destino da viagem, seja para seguir de uma cidade pra outra, seja em decorrência do tamanho da(s) bagagem(ns).

Esse último caso é exatamente a razão pela qual alugamos carro nas nossas “bike trips”! Como o tamanho do mala-bike é um pouquinho grande e não cabe em qualquer porta-mala (saiba mais sobre viagem internacional com bicicleta aqui), fica complicado pegar táxi e quase impossível andar de metrô com ele... Então, alugar um carro acaba sendo a melhor opção!

Geralmente, fazemos a reserva do veículo pela internet (leia mais sobre o aluguel do carro no Uruguai aqui) e na hora de retirar o carro era sempre a mesma dúvida: vale a pena fazer o seguro?; qual a diferença entre esse seguro e o que já está incluído na locação?; será que esse seguro é o que o meu cartão de crédito oferece?

​​

Confesso que fiquei um bom tempo optando ou não pelo seguro aleatoriamente, sem saber realmente a resposta para as perguntas acima... Foi por isso que resolvi explicar aqui as diferenças entre os tipos de seguro oferecidos pelos cartões de crédito internacionais e pelas locadoras de veículo! Vamos lá:


- CDW (Collision Damage Waiver) e LDW (Loss Damage Waiver)

As duas siglas referem-se a um mesmo tipo de seguro, que isenta o locatário do veículo de cobranças caso o carro seja roubado ou danificado, não importando de quem tenha sido a culpa pela avaria. Note que ele cobre apenas o veículo, não cobre danos pessoas, a terceiros ou a patrimônio alheio. Além disso, é preciso que nenhum requisito do contrato de locação veicular tenha sido inobservado. O condutor que não contratar o CDW/LDW ou, contratando, não respeitar as regras contratuais, fica responsável pelos prejuízos na hipótese de causar algum acidente. Nos Estados Unidos e no Canadá, o CDW/LDW elimina a responsabilidade em caso de roubo do veículo, já na Europa, América Latina e Caribe, pode ser cobrada uma franquia.

Esse tipo de seguro que geralmente é oferecido como opcional. Também é essa espécie de seguro que é oferecida por algumas bandeiras de cartões de crédito internacional aos seus clientes! A desvantagem, nesse caso, é que geralmente o cliente paga os gastos e depois recebe o reembolso do cartão... Outro ponto importante é que, para a maioria das bandeiras de cartão de crédito, se você preferir utilizar o seguro do cartão de crédito, deve expressamente recusar o seguro da locadora de veículo. Além disso, algumas bandeiras não oferecem cobertura para pick ups, carros com capacidade acima de cinco passageiros, conversíveis ou de luxo.

- SLI (Supplemental Liability Insurance), EP (Extended Pretection), LP (Liability Protection)

Essas três siglas também são de uma mesma espécie de seguro. Trata-se de uma extensão do CDW/LDW, criada especificamente para o viajante internacional, que cobre danos em veículo ou propriedade de terceiros e também danos pessoais. Geralmente, os cartões de crédito não cobrem este tipo de seguro. Além disso, ele não está disponível no Canadá e, na Europa (onde ele também é conhecido como TPL ou PLI), consiste em proteção obrigatória e já incluída nas tarifas de alguns países.

- PAI (Personal Accident Insurance) ou CPP (Carefree Personal Protection)

É um seguro que oferece benefícios por morte, gastos médicos e/ou ambulância, para locatário e passageiros, em decorrência de um acidente. O locatário estará coberto por qualquer acidente durante o período de locação; já os passageiros apenas estarão cobertos se estiverem dentro, saindo ou entrando no veículo.

Algumas bandeiras de cartão de crédito também oferecem esse tipo de seguro!

- PEC (Personal Effects Coverage)

Essa espécie de seguro, também oferecida como opcional, garante danos contra os bens pessoais do locatário e dos familiares que estejam viajando com ele durante o período de aluguel do veículo. Note que os demais passageiros que não pertençam ao grupo familiar direto com o locatário não terão seus bens assegurados. Além disso, cada locadora estipula um limite máximo de reembolso.

Por mais que o ideal seja nunca usar os seguros, é sempre bom tê-los, principalmente nas viagens ao exterior, onde não se conhece as leis ou o idioma...

Se você não sabe ou está na dúvida sobre o seguro oferecido pelo seu cartão de crédito, entre em contato pelo SAC para verificar o tipo de seguro oferecido e qual a sua abrangência! Peça também uma cópia do contrato ou proposta para levá-la consigo durante a viagem!

E lembre que as explicações acima são regras gerais referentes a alguns tipos de seguro, sendo indispensável ler o contrato e se informar acerca das normas incidentes sobre cada contrato específico.

----------------------------------------

Você também pode gostar de:

----------------------------------------

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page