top of page

Dez dicas preciosas pra você montar bem a mala de viagem!!!

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 22 de abr. de 2016
  • 5 min de leitura

Odeia ficar esperando a bagagem na esteira dos aeroportos? Viu as alterações propostas pela ANAC para as regras da aviação civil e se desesperou com futuro pagamento pelo despacho de bagagem? Calma!!! Esse post vai te ensinar tudo o que você precisa fazer pra viajar apenas com uma bagagem de mão e levar tudo o que é preciso!


La Une Travel

A verdade é que nós nos acostumamos a colocar tudo dentro da mala em virtude da (larga) franquia de bagagem que as companhias aéreas oferecem atualmente.


La Une Travel

Mas quem já deu uma olhada na proposta da ANAC para mudanças na aviação civil ficou bastante decepcionado com as alterações envolvendo bagagem despachada… Seguindo os moldes internacionais, a franquia de 32kg nos voos para o exterior passa para 23kg até o final de 2017 e, a partir daí, ela poderia ser livremente fixada pela companhia aérea.

A saída para quem não quiser pagar para despachar bagagem, portanto, será levar apenas a mala de mão, cujo limite passaria de 5kg para 10kg em todos os voos. Ou seja, fazer uma mala mais enxuta e levar apenas o necessário, mesmo em viagens para fora do Brasil, passou a ser sinônimo de economia! Além disso, você não vai perder tempo na fila para despachar a mala ou esperar ela aparecer na esteira; vai ter risco zero de extravio de bagagem; e vai ter muito mais facilidade para fazer deslocamentos no seu destino final.


La Une Travel

O segredo é esse aí mesmo que você está pensando: levar pouca coisa!!! E pra te ajudar nesse quesito, vamos listar algumas dicas de como montar uma mala funcional e pequena! As informações básicas do check list de viagem já foram dadas nesse post aqui. Agora vamos pontuar os detalhes fundamentais para que tudo caiba apenas na mala de mão, aquela cuja soma das dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc. As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm e seu peso, por enquanto, não deve exceder 5 kg.

1. A mala: ter uma mala leve faz toda diferença na hora de montar uma mala de viagem pequena que não posa ultrapassar 10kg. Se vazia sua mala já pesa 4kg ou mais, fica bem difícil levar tudo respeitando o limite de bagagem de mão.

2. Higiene e beleza: em relação aos cosméticos e produtos de higiene pessoal é preciso lembrar que em voos internacionais não é possível ingressar no avião com produtos inflamáveis cuja embalagem tenha capacidade para mais de 100ml. Lembre-se de que a regra leva em conta a capacidade da embalagem (o que está escrito nela) e não o seu conteúdo na hora do voo... Hoje em dia, a maioria dos produtos de beleza e higiene possui uma versão menorzinha, o que facilita muito na hora de montar a necessaire de viagem, que além do kit básico de escova e pasta de dentes, pente/escova e desodorante, deve conter também um hidratando e filtro solar, mesmo que seu destino seja frio!

3. Maquiagem: pode ser aquele kit sobrevivência que (quase) toda mulher possui na bolsa com uma base (BB cream), às vezes um corretivo, rímel, lápis e batom (se você não vive sem sombra e/ou blush, separe aquele que você mais ama pra levar);

4. Roupa íntima e pijama: considere lavar a roupa íntima na viagem, pois além economizar espaço na mala, é mais higiênico do que deixar pra lavar somente quando chegar em casa. O pijama é só pra quem faz questão mesmo, e não há necessidade de levar mais do que um né?! Outra peça íntima que pode ajudar muito, principalmente em destinos mais frios, é uma blusinha segunda pele!!! Ela ajuda a esquentar e a não transpirar muito nas roupas, e pode ser lavada à mão mesmo!!!

5. Sapato: aqui, a regra de ouro é levar sapatos confortáveis. Para não ocupar muito lugar na mala, você pode ir com o sapato de maior volume (como uma bota, por exemplo) e levar uma sapatilha ou um tênis e um outro com um saltinho.

6. Roupas: separe roupas versáteis, que combinem entre si e com os sapatos escolhidos, e que também não amarrotem com facilidade. A quantidade de cada peça vai variar muito de pessoa para pessoa, assim como do destino e da duração da viagem. Se você é daqueles(as) que não consegue viajar sem o "look do dia", tenha sempre em mente que o ideal é que cada peça de roupa combine, no mínimo, com outras duas.

- calça jeans: a calça jeans é o maior coringa das minhas viagens! Separe aquela que você mais ama e que pode ser usada tanto para turistar de dia, quanto para sair à noite;

- calça legging: muita gente acha calça jeans desconfortável e é fato que elas pesam um bocado na mala! Nesse caso, a saída é levar uma calça legging (geralmente preta), que é levinha, confortável e combina com tudo!

- shorts, saias e bermudas: dois são suficientes, sendo que o recomendado é levar um mais básico e outro mais arrumadinho;

- saia longa ou calça social: de noite sempre é mais fresquinho do que de dia, então é interessante levar uma opção mais formal que possa ser usada com uma blusa mais despojada de dia, e que fique elegante com um blazer ou casaquinho à noite;

- blusinhas: dê preferência a blusas de cores neutras e que não amassem muito! Procure também levar aquelas blusinhas que possam ser usadas de dia com um shortinho, mas que fiquem arrumadinhas com um colar para noite;

- vestidos: levar um ou dois vestidos pode ser uma ótima saída para economizar espaço na mala, afinal, eles valem por duas peças! Mais uma vez, procure levar aqueles que possam ser usados tanto durante o dia quanto durante a noite;

- casacos: casaquinho leve é fundamental em qualquer viagem. Se você for daquelas pessoas friorentas, leve dois casacos leves e o deixe para levar um casaco mais grosso, um blazer ou um coat apenas se o seu destino for realmente frio (lembrando-se de que ele não precisa entrar na mala, pode leva-lo no avião);

7. Lavanderia: sua viagem vai durar mais de uma semana? Então não hesite em usar a lavanderia!!! Em vez de levar uma mala grande e pesada com várias peças de roupa, siga nossas dicas, leve apenas sua malinha de mão com peças versáteis, e separe um tempinho da viagem para deixar e pegar algumas roupas na lavanderia! E não precisa se preocupar em repetir o look, basta ler a próxima dica!

8. Acessórios: use e abuse dos acessórios pequenos, afinal, ninguém quer sair igual em todas as fotos, né?! Lenços finos, brincos, colares e até uma pashmina podem fazer toda a diferença no visual;

9. Bolsas: não é preciso levar mais do que duas, sendo uma média/grande para o dia-a-dia e outra menorzinha para usar à noite;

10. Organização: na hora de colocar tudo na mala, coloque primeiro as calças estendidas (a parte do cós dentro da mala e a boca da calça para fora). Em seguida, entram as roupas que amassam e a boca da calça dobrada por cima. Por fim, coloque as peças que não amassam (como casacos) e encaixe os biquínis e acessórios nos cantos, de modo a que todo o espaço da mala seja aproveitado.


Agora, se você ainda acha que levar mala é desconfortável, dá trabalho e te deixa com pouca mobilidade, você precisa ler esse post aqui!!! Nele a Juliana do Turistando.in dá ótimas dicas pra quem gosta de viajar com mochila!!!

Confere lá!!!

---------------------------------------- Confira outras dicas do Tips4Trips.in aqui!!!

----------------------------------------

Fotos: Google Images

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page