top of page

Você conhece o BlaBlaCar?!

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 20 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura


Criado na França, em 2006, o aplicativo de compartilhamento de viagens chegou ao Brasil no final de 2015 oferecendo aos usuários a possibilidade de dividir os custos de viagens (combustível e pedágio) com outras pessoas que tenham o mesmo destino.

Ao contrário do que ocorre com o Uber, o objetivo do BlaBlaCar não é remunerar o motorista, mas reduzir o custo da viagem de carro entre os passageiros. Para garantir o funcionamento com esse objetivo, o site possui algumas regras para as viagens, como o limite de quatro passageiros por veículo de passeio e a fixação de um preço máximo a ser delineado como custo da viagem (ultrapassado esse limite, a viagem aparece em vermelho para desestimular a adesão pelos passageiros). Além disso, caso o condutor realize várias viagens por dia, ele poderá ser notificado e até banido do BlaBlaCar.

O sistema funciona basicamente assim: o condutor cadastra o itinerário, data, hora de uma viagem e indica a participação do passageiro no custo. Publicada a viagem, cabe ao passageiro reservar um lugar no carro e ao condutor aprovar a reserva feita pelo passageiro. Com a aprovação da reserva, o condutor recebe as informações do passageiro para combinar os detalhes da viagem. O pagamento é feito diretamente pelo passageiro ao condutor e, após a viagem, ambos são avaliados no site. O site disponibiliza, ainda, um espaço "Só Para Elas" destinado a viagens somente entre mulheres - ferramenta bastante utilizada nas primeiras experiências com o aplicativo! Além disso, ao se cadastrar no site, o usuário indica sua predisposição de conversar durante a viagem definindo-se como Bla, BlaBla, ou BlaBlaBla - ideia que deu nome à empresa!

O Brasil é o 20º país a receber o aplicativo que tem a Europa como seu principal mercado. Por enquanto, as viagens aqui não são taxadas, mas a previsão é que, daqui a alguns anos, a exemplo do que ocorre no exterior, o aplicativo cobre dos passageiros uma tarifa em torno de 10% a 15% do custo da viagem.

Gostou da ideia?! Então baixe o aplicativo ou cadastre-se no site do BlaBlaCar.

Foto: Site BlaBlaCar

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page