top of page

Visitando a Basílica de São Pedro

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 11 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de fev. de 2020


Apesar de não ser a sede da Igreja Católica, a Basílica de São Pedro é sem dúvida uma das maiores e mais importantes para os católicos, ocupando uma área de 23 mil metros quadrados com capacidade para abrigar cerca de 60 mil pessoas de uma só vez! Ela é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, sendo as outras a Basílica de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. E, embora ela não seja a sede oficial do Papado (que fica na Basílica de São João de Latrão / San Giovanni In Laterano), certamente é a principal igreja que conta com a participação do Papa, pois a maioria das cerimônias papais são realizadas lá devido às suas dimensões, à proximidade com a residência do Papa, e à localização privilegiada no Vaticano.

Ela está localizada na Piazza San Pietro, cujo obelisco no centro representa o local onde São Pedro teria sido crucificado. Segundo consta, ele teria sido construído no Egito, com 40 metros de altura, e levado para Roma pelo Imperador Calígula.


Basilica di San Pietro

Seu interior é exuberante e há várias obras de arte a serem apreciadas gratuitamente pelos visitantes, sendo La Pietà, de Michelangelo, a mais famosa. A obra foi esculpida por Michelangelo em 1499 e retrata a Virgem Maria segurando o corpo de Jesus morto após a crucificação. Uma curiosidade: La Pietà é a única obra assinada por Michelangelo. Isso porque, segundo dizem, ela foi inicialmente atribuída a outro artista, o que fez com que ele talhasse seu nome na estátua!


La Pietà

Na Basílica é possível, também, visitar as tumbas dos Papas, como a do Papa João Paulo II, localizada na Capela de João Paulo II, à direita de quem entra, um pouco depois da Pietà.


Túmulo e imagem do Papa João Paulo II

Perto do altar principal, também à direita de quem entra, está localizada a estátua de São Pedro, esculpida em bronze no século XIII. A imagem retrata São Pedro, que foi o primeiro Papa da Igreja Católica, segurando as 2 chaves do céu na mão esquerda e dando a benção com a mão direita. Reza a lenda que, ao passar a mão no pé do santo, a pessoa recebe benção! rs

Atrás do Baldaquino, está a Cadeira de São Pedro, que representa o significado do papado. A cadeira, que possui 20 metros de altura, foi colocada "entre o céu e a terra" para demonstrar aos fiéis que o Papa é o elo entre os dois.


Cadeira de São Pedro

Quem desejar subir na estonteante cúpula trabalhada por Michelangelo (e finalizada após sua morte), deverá adquirir o ingresso (há opção pela escada ou por elevador) na lateral da basílica. Ela possui 136 metros de altura e 42 de diâmetro e é todo decorada com mosaicos. O acesso pode ser feito de escada (mais de 500 degraus) ou de elevador (que poupa apenas 231 degraus). Lá do alto é possível ter uma visão 360º de toda a cidade de Roma. Na descida, o elevador deixa o visitante dentro da Basílica. Portanto, é melhor começar o passeio pela Cúpula e visitar o interior da Basílica em seguida.


La Une Travel

Cúpula da Basílica de São Pedro

Por fim, não deixe de visitar as grutas situada no subsolo, onde se encontram os túmulos de vários Papas e outras pessoas importantes para a Igreja Católica. É lá que está localizado o túmulo de São Pedro. O acesso pode ser feito pela lateral da Basílica ou pelo seu interior.

Fotos: Arquivo pessoal

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page