Roteiro de Um Dia em Verona
- Lorena Mendes
- 4 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de fev. de 2020
Verona foi uma das grandes surpresas da minha última viagem à Itália. Separei apenas uma noite na cidade e, apesar de ser suficiente pra conhecer seus principais pontos turísticos, saí de lá com a impressão de que poderia ter ficado mais tempo por lá!
Mas se você realmente só tem um dia, ou se pretende fazer um bate-volta (a cidade fica a apenas 1h30 de carro de Veneza e 1h30 de trem de Milão), fique tranquilo! O roteiro abaixo é super possível de ser feito a pé e em apenas um dia!
Comecei o passeio pela Ponte de Castelvecchio, que foi construída para uso exclusivo da família Scaligere e foi destruída durante os bombardeios da II Guerra Mundial, vindo a ser reconstruída após 1945.
De lá, segui direto para o Castel Vecchio, um castelo erguido no século XIV para proteger a família Scaligere dos inimigos e de quaisquer revoltas dos cidadãos veroneses. Lá existe um museu com diversas obras do período medieval até o século XVIII. A visita demora cerca de 1h se você conseguir olhar rapidamente a exposição.
Seguindo pela Via Roma, cheguei à Piazza Brà, onde estão o I Portoni della Brà, um dos portais que davam acesso à cidade antigamente, e a Estátua di Vittorio Emanuelle II.

Logo à frente, está a Arena de Verona, o terceiro maior anfiteatro do mundo, construído nos idos de 30 a.C., e super conservado, tanto que, até os dias de hoje, ocorrem apresentações por lá. Aliás, é bom verificar se haverá algum espetáculo durante a sua viagem, pois as visitas são suspensas nesse caso. Mas, se você não conseguir entrar, não fique triste. A simplicidade de seu interior contrasta com a magnificência da fachada, e não se parece em nada com a parte interna do Coliseu, por exemplo.
Após a visita, almoçamos no Le Cantine de l'Arena e achei uma ótima opção dentre as disponíveis na região.
Continuamos o passeio pela Via Giuseppe Mazzini, uma rua de pedestres repleta de lojas que termina praticamente em frente à Casa de Julieta. Eu já esperava um grande número de turistas por lá, mas confesso que não esperava tantos... Mas a maioria queria apenas tirar foto do balcão e com o busto de Julieta. No interior da casa mesmo havia poucas pessoas. E não é por menos, a casa é meio sem graça e só vale a visita se houve alguém do lado de fora pra tirar uma foto sua no balcão.
De lá, seguimos pela Via Cappello até a Piazza delle Erbe, principal praça da cidade na época romana que, atualmente, abriga uma espécie de feira onde pode-se encontrar frutas, legumes e até lembrancinhas de viagem! Nela estão a Fontana Madonna Verona, e a Colonna di San Marco.
Na sequência, passamos pelo Arco della Costa que leva à Torre dei Lamberti. Ela começou a ser construída em 1172, mas apenas foi finalizada no século XV! Do alto dos seus 84 metros (que podem ser subidos de elevador), tem-se uma vista linda da cidade.
Na sequência, chegamos à Piazza dei Signori, onde está Estátua di Dante Alighieri, o Palazzo del Podestà e a Scaliger Tombs, que nada mais é do que o cemitério da família Scaligere, que governou Verona nos séculos XIII e XIV. A arquitetura gótica chama atenção no local!
O plano era continuar o passei o a pé até a Ponte Pietra e seguir até o Teatro Romano e o Castel San Pietro. Mas o castelo estava fechado para obras, então encerramos o passeio e voltamos pra nossa hospedagem (tudo a pé!).
E acabou que fiquei com um ótimo motivo pra voltar a Verona!!!
留言