top of page

Grávida pode viajar de avião?

  • Foto do escritor: Lorena Mendes
    Lorena Mendes
  • 22 de fev. de 2017
  • 3 min de leitura


Tips4Trips.in

A maioria das mamães, principalmente na primeira gravidez, têm muitas dúvidas quanto à possibilidade de viajar de avião durante a gestação. Em regra, até a 36ª semana, não há nenhuma restrição para embarque das gravidinhas, embora a maioria das futuras mamães eleja o segundo trimestre como o período ideal para viajar, já que os enjoos ficaram para trás, a energia é maior, os riscos de aborto espontâneo são menores e a barriga ainda não incomoda tanto.

Em qualquer hipótese, é importantíssimo consultar o obstetra para se certificar de que não há nenhuma contra-indicação. Também é preciso verificar a política da companhia aérea para o embarque de gestantes. A maioria não oferece restrições até a 27ª semana de gestação. Depois desse período, algumas companhias exigem a apresentação de atestado médico e/ou o preenchimento de um formulário no qual são questionadas algumas informações sobre a gravidez. Já a partir da 36ª semana, as viagens são permitidas apenas na companhia do médico, já que o risco de parto prematuro é maior. No entanto, se a sua gravidez é múltipla, esses prazos podem ser um pouco diferentes!

Confira as exigências de algumas companhias aéreas para embarque de gestantes.

Mas além dessas questões burocráticas, é preciso que a gestante se atente também a algumas questões práticas:


Tips4Trips.in

1. Não faça nada com pressa

Quem já correu pro aeroporto e mesmo assim perdeu o voo por ter chegado atrasado sabe que não se deve fazer as coisas com pressa quando se trata de viagem de avião. Em se tratando de viagem com grávidas, essa dica é ainda mais importante. O cansaço já faz com que a gente faça tudo com mais calma… Além disso, pode ser que você precise comer alguma coisa ou dar aquela passadinha passar no banheiro… E se o seu portão de embarque não for daqueles centrais, já viu, né?! O melhor, mesmo, é chegar bem cedo no aeroporto! Ah, vale lembrar que a fila preferencial para grávidas que existe no Brasil, não existe em todos os países… Mais um motivo pra não chegar no aeroporto em cima da hora!


Tips4Trips.in

​2. Use meias de compressão

Como as grávidas têm mais tendência a ficarem com pés e pernas inchados, em virtude do aumento do volume de sangue circulante, pode ser recomendado o uso de meias de compressão durante o voo para melhorar a circulação e evitar a formação de trombos.


Tips4Trips.in

3. Faça caminhadas durante o voo

Levantar, esticar as pernas trabalhando as panturrilhas e fazer breves caminhadas durante o voo também pode ser indicado, pois ajuda na circulação e evita o inchaço principalmente nos pés e pernas.


Tips4Trips.in

​4. Não perca a oportunidade de ir ao banheiro

Nunca se sabe quando vai aparecer outro e nem quando vai bater aquela vontade maluca de fazer xixi!!! Portanto, não subestime uma bexiga comprimida e também não segure a urina, pois aumenta o risco de contaminação da bexiga pelas bactérias que colonizam a uretra.


Tips4Trips.in

5. Mantenha-se hidratada

Como a umidade do ar dentro do avião é baixa, a gestante deve se hidratar mais do que o habitual, principalmente em voos longos, pois a desidratação pode provocar náuseas e também aumenta o risco de infecção urinária.


Tips4Trips.in

Por fim, se a viagem for longa, não se esqueça de levar em conta com quantas semanas estará na hora de voltar para casa, e evite voar em aviões pequenos demais, que não tenham cabines pressurizadas.

Seguindo todas essas dicas, é só aproveitar a viagem!!!

Fotos: Google Images

Comments


_ E L A  .  V I A J A _

  • Instagram ícone social

®2020 by Lorena Mendes

proudly created with Wix.com

bottom of page